sábado, 11 de julho de 2009

Peço ajuda de conhecedores de Ubuntu - ATUALIZADO (11/07)

Preciso de ajuda no seguinte procedimento. Tenho Ubuntu 9.04 instalado numa partição e inicializo normalmente. Mas quando desejo executar a atualização recomendada do software (System>Administration>Update Manager) aparece a seguinte mensagem sobre falta de espaço:
    Not enough free disk space

    The upgrade needs a total of 365M free space on disk '/'. Please free at least an additional 173M of disk space on '/'. Empty your trash and remove temporary packages of former installations using 'sudo apt-get clean'.
Alguém pode me explicar como exatamente executar essa instrução? Lembrar que sou analfabeto em Linux. Antecipadamente grato.

Atualizado (12/07 às 19:00) - Obrigado a todos que ajudaram. No fim, acabei reinstalando só mesmo o Ubuntu (formatei o HD) e está ok.

twitter.com/AlonFeuerwerker

youtube.com/blogdoalon


Assine este blog no Bloglines

Clique aqui para mandar um email ao editor do blog

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo

12 Comentários:

Blogger Drumond disse...

Alon, você tem de digitar aquele texto "sudo apt-get clean" em um terminal (Aplicações, Sistema, Terminal; ou, Alt+F2, Terminal). Dando o enter, ele vai pedir sua senha...

sábado, 11 de julho de 2009 19:24:00 BRT  
Blogger Alon Feuerwerker disse...

O sudo... não foi suficiente. Vc saberia como livrar espaco na particão?

sábado, 11 de julho de 2009 19:51:00 BRT  
Anonymous ppaliteiro disse...

Alon, quanto espaço vc reservou para o sistema do ubuntu? Talvez vc tenha criado partições diferentes para o / e o /home e reservado pouco espaço para a primeira.

Neste caso não adianta tentar liberar espaço da sua pasta pessoal (/home)que o sistema vai continuar indicando falta de espaço.

Uma solução seria reinstalar sem criar partições separadas ou sendo mais generoso com a partição /.

Ps.:Eu uso openSUSE

sábado, 11 de julho de 2009 23:21:00 BRT  
Anonymous fscosta@gmail.com disse...

Alon,

Como vc se diz leigo. Use a interface grafica (espero que tenha espaço pelo menos pra isso). Se o Ubuntu esta dando boot, deve dar.

Va no Adicionar/Remover Programas e digite "Editor de Partições do Gnome". Não precisa digitar tudo, só uma parte serve.

Uma vez instalado, vc vai poder ver como estao suas partições e discos.

Provavelmente vc fez alguma besteira na instalação. Vc lembra se separou o home do / ?? Senao, qto separou só pro Ubuntu??

Se persistir o pro, mande um email (ta ai no post).

Etc, etc.

domingo, 12 de julho de 2009 03:00:00 BRT  
Blogger RMN disse...

Supostamente vc já tentou apagar o maior número de arquivos possíveis na partição existente. O que pode ser feito é algo mais "perigoso": mexer nas partições. Diminuir umas e extender a que você precisa. Mas isso pode ser perigoso, uma vez que há probabilidade de perder dados. Fazer isso depende de alguns fatores, incluindo a vontade de se submeter a esse procedimento.

domingo, 12 de julho de 2009 09:37:00 BRT  
Blogger Andre disse...

Caro Alon,

é importante saber exatamente quanto espaço em disco você tem disponível para o Ubuntu, já que talvez você tenha reservado um espaço pequeno que dificulte as atualizações. Execute o comando "df -h" em um terminal e envie a resposta.

domingo, 12 de julho de 2009 09:57:00 BRT  
Blogger Antonio Oswaldo Cruz disse...

Alon, vc fez a instalação a partir do windows ou vc usa um HD dedicado ao Ubuntu? Se vc fez a instalação a partir do windows (através do programinha chamado Wubi) para ter um computador com dois sistemas operacionais a sua escolha, pode acontecer de o espaço para o Ubuntu ser limitado. Eu por exemplo, instalei o ubuntu em um laptop que tenho a partir do Vista e na instalação só pude alocar o mínimo (4 gigas) para o Ubuntu, mesmo tendo cerca de 40 gigas disponível no hd do lap (imagino que tenha sido em função do espaço que sobrou sem fragmentos de arquivos do windows). Como vc, é complicado atualizar o Ubuntu no lap. Também achei que o desempenho do lap diminuiu com essa opção de instalação. O ideal é escolher um ou outro sistema operacional no HD. Já no meu desktop, tenho dois hds, um para o windows (reservado para jogos) e outro para o Ubuntu (para o trabalho "sério").

domingo, 12 de julho de 2009 12:05:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Veja o tamanho de suas partições, principalmente aquela cujo Diretório é "/".

Para tal, execute System -> Administration -> System Monitor e clique na aba File Systems.

Execute o programa System -> Administration -> Computer Janitor para tentar desinstalar programas aparentemente sem uso.

Veja novamente se o espaço livre de sua partição aumentou.

Você também poderia desinstalar algumas aplicações. Para isso, escolha a opção Applications -> Add/Remove.... Na janela que aparece, escolha a opção Installed application only e desinstale algumas aplicações que lhe parecem inúteis.

Veja novamente se o espaço livre de sua partição aumentou.

domingo, 12 de julho de 2009 12:42:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Veja quanto de espaço livre há na sua partição cujo Diretório é "/" e/ou "/usr". Para tal, execute System -> Administration -> System Monitor e clique na aba File Systems.

Execute System -> Administration -> Computer Janitor que vai tentar desinstalar pacotes sem uso.

Veja novamente se o espaço livre de sua partição aumentou.

Se não deu resultado, tente desinstalar algumas aplicações escolhendo a opção Applications -> Add/Remove e selecionando a opção "Installed applications only". As aplicações estão separadas por categoria, de modo a facilitar a entender o que cada aplicação faz.

Veja novamente se o espaço livre de sua partição aumentou o suficiente.

domingo, 12 de julho de 2009 12:50:00 BRT  
Anonymous JV disse...

Alon, você ainda encontra XP a venda por 200 e poucos reais. Deixe de ser zureta.

domingo, 12 de julho de 2009 21:08:00 BRT  
Anonymous ppaliteiro disse...

O JV acha que a questão é meramente monetária.

Zureta é quem compra um sistema pelado, instável e defasado por 200 e poucos reais, sem nenhum software relevante incluso ou usa esse mesmo sistema pirata.

Na real, o Linux é muito superior a este outro aí. É só ter um pouco de paciência pra aprender no início.

segunda-feira, 13 de julho de 2009 14:55:00 BRT  
OpenID muitopelocontrario disse...

Pra quem nunca usou. O Ubuntu, principalmente as ultimas versoes são superiores a qualquer sistema operacional disponivel no mercado. Se for levar em consideraçao o custo/beneficio ai nem se fala.

Comecei a usar no serviço, depois em casa, minha esposa tb começou a usar...resultado. Hj nem lembro qdo dei boot pelo winxp.

O Alon deve ter feito alguma besteira na instalaçao...mas isso, FAZ PARTE DO PROCESSO...rs..

terça-feira, 14 de julho de 2009 15:57:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home