Eles chegaram lá (24/02)
Escrevi quase três anos atrás, em Se querem copiar os americanos, copiem nos acertos:
Acompanhe pelo twitter.com
Assine o canal do Blog do Alon no YouTube
Assine este blog no Bloglines
Clique aqui para mandar um email ao editor do blog
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo
- Por qualquer critério que se use, Cuba é o maior fracasso da política externa dos Estados Unidos. Mesmo o Vietnã, de onde tiveram que sair com o rabo entre as pernas, é hoje um país cada vez mais amigo de Washington. O Iraque, uma ação militar na qual os americanos parecem imobilizados na areia, deve completar seu processo político atual com o estabelecimento de um governo no mínimo não hostil a eles. Cuba não. Daqui a pouco menos de três anos, Fidel Alejandro Castro Ruz, se estiver vivo, alcança meio século no poder. A despeito de toda a vontade que os Estados Unidos têm de que se vá. Nesse período, dez presidentes já passaram pela Casa Branca. Um acabou morto a tiros (John Kennedy). Um renunciou em meio ao processo de impeachment (Richard Nixon). Um desistiu da reeleição (Lyndon Johnson). Três não se reelegeram (Gerald Ford, Jimmy Carter e George Bush, pai). Até a União Soviética já deixou de existir, mas Fidel continua firme em sua cadeira.
- As sanções econômicas impostas a Cuba durante 47 anos pelos EUA fracassaram e devem ser revistas, afirmou em relatório o senador americano Richard Lugar. "Após 47 anos, o embargo unilateral não conseguiu alcançar o objetivo de levar a democracia aos cubanos", escreveu o republicano mais graduado da Comissão de Relações Exteriores do Senado. "A política americana atual tem muitos defensores, e suas críticas ao regime cubano estão justificadas. No entanto devemos reconhecer sua ineficácia e lidar com o regime cubano de uma forma que ajude os interesses americanos", diz ainda o informe, intitulado "Mudando a política de Cuba - Para o interesse nacional dos EUA" e divulgado ontem.
Acompanhe pelo twitter.com
Assine o canal do Blog do Alon no YouTube
Assine este blog no Bloglines
Clique aqui para mandar um email ao editor do blog
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo
2 Comentários:
Meus Deus! O imperialismo e as trocas desiguais irão avançar agora também sobre Cuba? A globalização irá agora vampirizar aquela gente? O que será agora daquele povo que vivia no nirvana socialista?
Alon:
O que você acha da leitura que o Stephen Kanitz tem feito da crise? Ele acha que a crise é externa e que, no Brasil, teremos apenas problemas virtuais. Para isso, lançou até um blog.
Postar um comentário
<< Home