terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Duas leituras úteis sobre Gaza (20/01)

1) Q. and A. With Taghreed El-Khodary in Gaza - thelede.blogs.nytimes.com (leitores de blog do NYT entrevistam a correspondente -palestina- do jornal em Gaza).

2) When it comes to Gaza, leave the Second World War out of it - Robert Fisk, The Independent (o cara dispensa apresentações, creio).

http://twitter.com/alonfe

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog.

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

2 Comentários:

Anonymous Paulo Araújo disse...

Legal a entrevista com a jornalista palestina. Já havia lido outro artigo comentando a divisão entre os palestinos sobre a necessidade da trégua e a insatisfação com o Hamas. Foi no mesmo tom, isto é, são sinais de qua há em Gaza oposição ao Hamas.

Sobre o Fisk, espero que aqueles que se socorreram dele para denunciar o "estado terrorista e genocida" sejam honestos e publiquem o seu artigo.

O livro do Fisk foi duramente criticado em uma artigo pelo historiador Efrain Karsh. Encontrei uma tradução com o link para o original em inglês.

http://josepapomisc.blogspot.com/2007/08/resenha-do-livro-grande-guerra-pela.html

Karsch e sua esposa são autores do: "Empires of the Sand". Os autores criticam o que o chamam de mito da espoliação européia no Oriente Médio após a queda do Império Otomano.

Encontrei num blog um artigo sobre o livro:

http://neoconomicon.blogspot.com/2006/12/imperios-de-las-arenas-i.html

Efrain mantém com os colegas da "nova historiografia" um debate que vale a pena acompanhar. Sugiro o ótimo "Benny Morris's Reign of Error, Revisited. The Post-Zionist Critique" (2005). É sobre a edição desonestamente revisada do livro do B. Morris "The Birth of the Palestinian Refugee Problem Revisited", de acordo com Efrain.

http://www.meforum.org/article/711

Neste outro link, um artigo anterior do Karsch (1999) sobre a primeira edição do livro do Morris

"Benny Morris and the Reign of Error"

http://www.meforum.org/article/466

terça-feira, 20 de janeiro de 2009 07:22:00 BRST  
Anonymous NPTO disse...

Muito bons os links, e um alívio ver o Fisk se distanciando desse pessoal alucinado. Se vocês forem agora na página do CMI, o que não falta é texto falando em "nazi-israelenses".

Como se fosse possível fazer algo concreto(isto é, diferente de extravasar indignação) pelos Palestinos alienando a opinião pública judaica moderada.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009 14:25:00 BRST  

Postar um comentário

<< Home