terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A inflação do IGP-10 registra recuo de 96% (16/12)

Da Folha Online:

O IGP-10 (Índice Geral de Preços - 10) teve ligeira variação positiva de 0,03% em dezembro, uma desaceleração acentuada em relação a novembro, quando a alta foi de 0,73%. No ano, o indicador teve variação positiva de 10,27%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas). O resultado no ano atinge, assim, a maior marca desde 2004, quando a alta foi de 12,4%. No ano passado, o índice acumulou alta de 7,38%.

O título da reportagem é Inflação pelo IGP-10 fecha o ano em 10,27%, maior desde 2004, diz FGV. Questão de gosto. Qual é a importância da inflação acumulada nos últimos doze meses? Nenhuma. Ou talvez alguma, no caso de contratos indexados pela inflação passada. E só. Para efeito de análise sobre a tendência dos preços, vale a medida de curto prazo, que já pega o período da crise. Se não, vamos misturar laranjas e bananas. E deixar de olhar o "big picture", como dizem os americanos. Importante mesmo é a desaceleração. O IGP-10 foi 0,03% em dezembro. Contra 0.73% em novembro. Uma desaceleração de 0,70 ponto percentual. Ou seja, uma queda de 96% na taxa, de um mês para outro. Daí por que coloquei o título acima no post. E você, prefere qual? O meu ou o da Folha Online?

http://twitter.com/alonfe

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog.

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

3 Comentários:

Blogger gaspar disse...

OLa Alon,

A pergunta importante não é qual me interessa mas a que relata com mais precisão a realidadde. Acho que a sua manchete retrata mais fielemente a realidade mas se voce defendesse os que tem interesse em juros maiores, ou então aqueles que querem ver o circo pegar fogo, a manchete da Folha me parece mais "interessante"
Abraços

terça-feira, 16 de dezembro de 2008 13:29:00 BRST  
Anonymous Artur Araújo disse...

Tá como a Dilma, "desconhecida para quase 50% dos brasileiros", segundo os jornalões de hoje.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008 22:05:00 BRST  
Anonymous the talk of the town disse...

Ok. Esquece a midia tupiniquim. Nao tem jeito. Alias tem um estudo interessante sobre a correlação midia e expectativa de inflação. Baixei em algum lugar (rs).

Aos fatos. A inflação está despencando. Mas nao se esqueça que ela estava explodindo (vc confunde um pouco, pq inflação na verdade é mais ou menos aceleração, e eventualmente desaceleração). Ok, as coisas mudaram, mas o BC (do Lula) é o conservador do conservador. Pq? Simplesmente pq o Lula é um grande conservador.

De qualquer forma a curva de juros futuros continua a cair. Devido a uma combinação entre a sinalização do COPOM e os dados da inflação que tem chegado.

Ocorre que talvez o temor seja as compras de fim de ano. Lembrem-se que não está claro que vamos mergulhar tanto assim (apesar da desaceleração da produção industrial, mas temos que considerar os estoques, então não é tão simples assim).

Eu estou pegando leve com o BC por uma razão. Já que estamos todos achando (pq o Lula conversa com o Meirelles um dia antes do COPOM se reunir no pe do ouvido, e assim nem leitura labial ajuda).

1 - O Meirelles sabe que a chapa dele está esquentando, mas não quer jogar fora a credibilidade conquistada a pacadas de macho-monetarismo (é tosco, patético, mas fazer o que? Quem decidiu não renovar o BC no começo de 2008 foi o Lula).

2 - Sinalizou que vai baixar o fortemente os juros (vamos ver a ata), e se ele abaixar mais que os 0,25%, algo como 0,50%, vai dar no mesmo. Apesar da alta dos juros reais, o que vale mesmo (agora) são os aspectos subjetivos, é a ideia que o aperto acabou e que o BC esta preocupado (finalmente) com o crescimento.

Tudo isso é achismo. Agora é bem mais fácil optar pelo tradicional. A idéia que o COPOM é um bicho-papão e que vão ferrar com o Brasil.

Eu tb pensava assim, mas percebi em algum momento, que essa idéia era extremamente infantil.

Então, let's grow up.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008 10:38:00 BRST  

Postar um comentário

<< Home