terça-feira, 25 de novembro de 2008

Venezuela: base governista enraizada e ampliada, oposição consolidada (25/11)

Em meio à polêmica sobre quem ganhou e quem perdeu as eleições na Venezuela, um dado é relevante. O nascente PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) obteve nas eleições locais de domingo quase 1,2 milhão de votos acima do "sim" governista derrotado no referendo constitucional do fim do ano passado. Foram agora cerca de 5,5 milhões de votos, contra 4,3 milhões do "sim" em 2007. O número indica que o partido, recém-criado por Hugo Chávez, conseguiu ampliar o enraizamento, ou então conseguiu mobilizar intensamente sua base, o que não ocorreu ano passado. Ou as duas coisas. Talvez porque a nova Constituição proposta (e rejeitada) propunha esvaziar o poder local mais tradicional. A oposição obteve agora 4,2 milhões, contra os 4,5 milhões do "não" no referendo. Ou seja, a oposição parece consolidada na sua fatia de mercado, com perdas numéricas apenas marginais entre os eleitores. O dados podem ser checados no site oficial abn.info.ve, nos textos

PSUV conquistó 77% de las gobernaciones y 81% de las alcaldías

Cronología de triunfos de la Revolución Bolivariana

Gobierno incrementó en 20% votos obtenidos en relación a elecciones del 2007

Já em
Presidente Chávez destacó ascenso de votos obtenidos en distintas elecciones desde 1998
, nota-se que a oposição obteve avanços em relação às eleições locais de 2004, ainda que tenha perdido espaço agora na comparação com o statu quo pré-eleitoral, já que uma parte dos eleitos pelo situacionismo quatro anos atrás mudou de lado. E a oposição ganhou em centros importantes, o que lhe a coloca num novo patamar de ação política. Se souber trabalhar, e não enveredar pelo golpismo, tem seu caminho eleitoral a percorrer, o que não se vislumbrava até o referendo de 2007. O desafio de Chávez (se não conseguir aprovar o direito a uma nova reeleição) é encontrar um sucessor que mantenha o PSUV unido. O da oposição é achar um meio de dividir o PSUV. De todo modo, uma coisa é fato: o processo eleitoral venezuelano foi essencialmente democrático, como a própria oposição reconhece. Incluída aí a votação 100% automática, conduzida sem contestações pelo Conselho Nacional Eleitoral. Para a Venezuela, é um avanço e tanto.

http://twitter.com/alonfe

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog.

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

7 Comentários:

OpenID bodegacultural disse...

Caro Alon, já sou um assinante seu no bloglines e gostaria de te perguntar onde você conseguiu o botão de assinaturas. Já procurei em todo o site e não encontrei.

Abs!

terça-feira, 25 de novembro de 2008 14:55:00 BRST  
Blogger Cesar Cardoso disse...

Deve-se observar, Alon, que a própria oposição venezuelana mudou MUITO de 2005 pra cá. Do infame boicote às eleições parlamentares, que gerou um Parlamento totalmente chavista, temos uma oposição organizada e que, em alguns lugares, chegou até a se unir.

Óbvio que nada disso teria acontecido se a oposição não subestimasse o quanto Chávez "avançou o sinal" nas mudanças propostas via referendo. O "sinal de alerta" dado pelo eleitorado no referendo fez a oposição acordar de seus sonhos golpistas e ver que, afinal, tem condições de disputar - e vencer - Hugo Chávez.

Lição para as oposições latino-americanas (alô PSDB/DEM/PPS): golpismo é bonito nas elites, mas péssimo no eleitorado em geral.

terça-feira, 25 de novembro de 2008 16:13:00 BRST  
Blogger Alon Feuerwerker disse...

Caro bodegacultural, também não achei. Faz o seguinte. Salva a imagenzinha no seu computador e programa ela direto no html.

terça-feira, 25 de novembro de 2008 16:17:00 BRST  
Blogger Carlinhos Medeiros disse...

Ok, farei assim então.
Abs!

terça-feira, 25 de novembro de 2008 16:33:00 BRST  
Blogger Carlinhos Medeiros disse...

Acabei de achar....valeu

terça-feira, 25 de novembro de 2008 16:36:00 BRST  
Blogger Alon Feuerwerker disse...

Onde vc achou?

terça-feira, 25 de novembro de 2008 18:26:00 BRST  
Blogger Alon Feuerwerker disse...

Já vi. Está em http://www.bloglines.com/about/subscribe?tip=5

terça-feira, 25 de novembro de 2008 22:33:00 BRST  

Postar um comentário

<< Home