segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Chamem os matemáticos (27/10)

Isaac Newton descobriu que as relações mecânicas entre dois corpos podem ser sintetizadas numa equação (clique na imagem para ampliar), em que a força de atração sobre cada um deles eles é diretamente proporcional ao produto das suas respectivas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre ambos. Mas nem Newton nem ninguém até agora conseguiu formular uma equação que resolva o mesmo problema para três corpos ou mais. Preparemo-nos para as muitas horas e os muitos neurônios que deveremos consumir para tentar inutilmente encontrar uma solução precisa que descreva as interações entre PMDB, PT e PSDB nos próximos momentos da disputa do poder no Brasil. Vamos recapitular. Na ditadura era Arena contra MDB. No finzinho dela, PMDB contra PDS. Aí o PMDB virou hegemônico em 1986 e implodiu. Veio o caos, que só acabou quando apareceu uma nova polarização, PSDB contra PT. Graças a essa polarização, porém, abriu-se espaço para o surgimento de uma terceira grande força. Por quê? Porque nem PT (seis anos no poder) nem PSDB (oito anos) viraram grandes partidos nacionais, quantitativa e qualitativamente falando. E eis de volta o PMDB. Santa coincidência, como diria o Batman (ou seria o Robin, como diz o anônimo nos comentários?). Ou nem tanto. Bem, agora só resta chamar os matemáticos. Ou os físicos.

http://twitter.com/alonfe

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog.

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

5 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

o perelman resolveu OUTRA conjetura de poincare, que diz respeito, grosso modo, a uma caracterizacao da esfera 3-dimensional.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008 10:18:00 BRST  
Blogger Alon Feuerwerker disse...

Na dúvida, cortei fora. Obrigado, anônimo.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008 10:48:00 BRST  
Anonymous Anônimo disse...

Quem diz "santa" alguma coisa é o Robin

segunda-feira, 27 de outubro de 2008 11:38:00 BRST  
Blogger Cesar Cardoso disse...

Oi Alon,

acho que valeria um post seu sobre a incrível abstenção de 25% na Zona Sul do Rio, não? Aliás, o post do Guilherme Fiúza chega a ser engraçado de tão choroso: http://guilhermefiuza.com.br/colunaepoca/2008/10/27/matou-a-politica-e-foi-ao-cinema/.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008 17:53:00 BRST  
Blogger Julio Neves disse...

Em BH o choque entre PSDB+PT-PMDB gerou o PSB.

Em SP PSDB+PMDB-PT gerou o DEM.

No Rio PSDB-PT-PMDB deu Empate.

Na Câmara PSDB+PMDB-PT gerou o Severino.

terça-feira, 28 de outubro de 2008 07:23:00 BRST  

Postar um comentário

<< Home