quinta-feira, 13 de março de 2008

O ambiente em Minas (13/03)

Uma boa idéia de como anda o ambiente político em Minas Gerais pode ser obtida no artigo Aliança contra São Paulo, de Luiz Carlos Bernardes, no site do jornal O Tempo. Transcrevo trechos:

Se é preciso desconcentrar a política nacional, tirando-a do controle de São Paulo, e se Minas quer voltar a se impor nacionalmente, a aliança socialdemocrata [PT-PSDB] é uma bela idéia para isso. Minas volta a ser uma usina de idéias políticas, a partir de jovens políticos como Aécio, Fernando Pimentel e Patrus, entre outros como o vice José Alencar, os ministros Luiz Dulci e Hélio Costa, Jô Moraes, Sérgio Miranda, Ronaldo Vasconcellos, etc. (...) A sociologia política mostra que São Paulo, primeiro estado a se industrializar, tem, há décadas, política de representação direta de interesses com políticos vindos das áreas empresarial, sindical, universidade, etc. Por isso, o embate político paulista é mais pesado, direto, como nos países industrializados. (...) Já em Minas, a política que hoje se aproxima da de São Paulo com a industrialização em regiões do estado, como Grande BH, Vale do Aço, etc, foi anteriormente o retrato da conciliação. Daí ter sido o berço do velho PSD, considerado escola política da América do Sul. (...) Agora, Minas tem políticos talhados na luta contra o regime militar, na industrialização e que percebem os novos desafios, econômicos, sociais, tecnológicos e políticos do mundo globalizado. Por isso, a proposta mineira de aliança socialdemocrata e de reorganização e revalorização partidária merece atenção e respeito político. Não é apenas uma jogada para beneficiar o político A ou o B, mas sim pode ajudar a dar outro conteúdo a política brasileira. Com a industrialização a politica em Minas se endurece, mas não perde a capacidade de diálogo.

Clique aqui para ler na íntegra.

Clique aqui para votar no Blog do Alon no Prêmio IBEST.

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

4 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Valorização do partido? Por meio da promoção da geléia geral?

É o antiquíssimo mito da mineiridade. Quem agüenta essa idéia ainda?

quinta-feira, 13 de março de 2008 13:05:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

"Aliança social-democrata". O cra delira. Nem o PT poderia ser qulificado assim atualmente.

Ig

quinta-feira, 13 de março de 2008 13:31:00 BRT  
Blogger Fernando L Lara disse...

a mineiridade eh sim um mito como escreveu o anonimo acima. Mas na eh de mitos que se alimenta a politica? Ou nao seriam mitos que elegeram nossos dois ultimos presidentes, advindos justamente do PSDB e do PT paulista?

quinta-feira, 13 de março de 2008 21:03:00 BRT  
Blogger Cesar Cardoso disse...

Alon, eu li o artigo inteiro e traduzi como "Minas quer liderar a aliança antipaulista". Aliás, a maré está péssima pros políticos paulistas no resto do País.

quinta-feira, 13 de março de 2008 21:35:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home