segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Cadê a crise? (08/10)

A agricultura brasileira bate recorde atrás de recorde na produção de grãos. Está na Agência Brasil:

Rio de Janeiro - A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2007 deverá ser de 133,3 milhões de toneladas, superando em 14,0% a produção obtida no país no ano passado, que foi de 117,0 milhões de toneladas. A estimativa divulgada hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é da pesquisa mensal "Levantamento Sistemático da Produção Agrícola", realizada em setembro. A exemplo de agosto, a soja e o milho se destacaram e representaram 82,5% da produção com, com 58 milhões de toneladas para a soja e 51,7 milhões de toneladas para o milho. (Continua...)

A agricultura brasileira é mesmo um fenômeno. Ano após ano, com espantosa regularidade, sucedem-se lado a lado previsões de quebras catastróficas e realidades de safras fenomenais. Menos mal que a agricultura brasileira seja melhor para produzir grãos do que previsões.

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog.

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Alon,
essa é a previsão de safra para 2007/2008, que deveria estar sendo plantada agora. Essa é a primeira previsão. A seca no Centro Oeste e as chuvas em demasia no Sul podem levar a quebras significativas do resultado. Mas, de fato, a agricultura convencional nacional, embora vilipendiada e esquecida pelo governo federal (e pelos estaduais), se esforça para atender ao mercado local e internacional, com demanda crescente. O jornal de hoje também registra que a China tem profunda carência de alimentos e de água potável.
Sds., de Marcelo.

terça-feira, 9 de outubro de 2007 10:58:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Uai, então por que a bancada ruralista - inclusive agora na votação da CPMF - vive pedindo "renegociação" da dívida por quebra de safra?

quarta-feira, 10 de outubro de 2007 08:08:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

A bancada ruralista pede renegociação junto com os deputados da reforma agrária e agricultura familiar, também inadimplentes. Há casos em que a renegociação é justa (eventos climática adeversos, variação cambial exorbitante, etc.). E há abusos gritantes.
Sds., de Marcelo.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007 11:31:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home