quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Ou vende a Infraero ou paramos o Brasil (01/08)

O presidente da República discursou ontem no Mato Grosso e disse:

Eu, por exemplo, estou fazendo este ato em lugar fechado, porque é um ato institucional, é um ato que envolve dinheiro público, que envolve prefeito, envolve deputado. Eu não estou fazendo comício. Mas, se alguns quiserem brincar com a democracia, eles sabem que ninguém neste país sabe colocar mais gente nas ruas do que eu.

Clique aqui para ler o discurso de Lula, distribuído pelo Palácio do Planalto. Leia com atenção. O presidente está mesmo chateado com as vaias que recebeu no Maracanã, na abertura dos Jogos Pan-Americanos. Parece que se incomodou também com o pessoal do "Cansei", que saiu às ruas em São Paulo no último fim de semana. Mas o que mais chamou minha atenção na fala presidencial foi a autoconfiança de Lula, ao afirmar que "ninguém neste país sabe colocar mais gente nas ruas do que eu". Será? Eu tenho cá minhas dúvidas. O pessoal do MST, por exemplo, já concluiu que o governo Lula é um entrave à reforma agrária e ao avanço da luta dos trabalhadores do campo. Será que o MST sairia às ruas para defender as políticas do governo Lula? O que você acha? Pois eu gostaria de conferir. Eu gostaria de checar a real capacidade de mobilização do governo, a capacidade de o Palácio do Planalto colocar gente na rua a favor de Lula. Não me alinho às teses de que povo na rua é uma coisa ruim. Ao contrário, eu penso que em geral é uma coisa boa, desde que as manifestações sejam pacíficas e dentro da ordem. Por essas e outras é que me desagrada o presidente colocar a mobilização popular como uma ameaça. Quer vai às ruas não quer necessariamente "brincar com a democracia", mas exercê-la em sua plenitude. E eu realmente gostaria de ver se o governo tem essa capacidade toda de colocar gente na rua. De todo modo, seria importante que na convocação dos atos públicos pró-governo as palavras de ordem fossem escolhidas com cuidado. É difícil, por exemplo, imaginar manifestantes do PT animados se tiverem que gritar coisas assim:

Um, dois, três!
Quatro, cinco, mil!
Ou vende a Infraero
ou paramos o Brasil!

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog.

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

13 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Alon,
não tenho o menor interesse de ver a capacidade de mobilização do PT em ação. Há anos vemos que a CUT, o MST e muitas ONGs são meras correias de transmissão do PT. Essa mobilização dita pelo Lula significa uma só coisa: chavização. É melhor ficarmos longe disso.
Sds., de Marcelo.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007 16:38:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Se não me falha a memória, o Collor não tentou uma coisa deste tipo?

Abs,

quarta-feira, 1 de agosto de 2007 17:05:00 BRT  
Blogger Gabriel de Azevedo disse...

Os petistas são mesmo muito democráticos e republicanos. Na oposição, usam e abusam de vaias orquestradas a seus adversários e mobilizam os “movimentos populares” em protestos intermináveis. Quando a vaia e os movimentos são de oposição a eles, tornam-se logo uma “brincadeira com a democracia”. Quem ousa criticar o petismo e seus governantes é desqualificado. O espetáculo da democracia, pelo visto, se resume aos aplausos e às vaias orquestrados pelos petistas de acordo com a conveniência.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007 17:11:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Depende do momento. Se o povo vir que o governo Lula está ameaçado, acredito que sim, a população iria as ruas para defendê-lo. Mas para ir à forra contra playboys e madames dos jardins, acho que não.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007 17:49:00 BRT  
Blogger Vera disse...

Por que vender a Infraero? Pra quem? Para as cias. aéreas nacionais ou para as estrangeiras? Para uma agência internacional de controle do espaço aéreo?

quarta-feira, 1 de agosto de 2007 18:40:00 BRT  
Anonymous Marcos disse...

Gente, estou começando a achar que este movimento "cansei" é uma obra de engenharia politica das mais brilhantes orquestrada pelos petistas. Cada dia que passa o movimento vai se caracterizando como as "elites contra Lula".
Pergunta: quem pode ficar contra Lula numa parada dessas?
Sinceramente, ou a oposição encontra seu rumo, ou irão ficar uns 50 anos chupando dedo.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007 20:01:00 BRT  
Blogger Briguilino disse...

Quanto ao recado dado por Lula ele fez bem. Agora quanto as palavras de ordem estas com certeza seriam ditas por tucanos, demos e cia.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007 20:09:00 BRT  
Blogger Vera disse...

Por que vendser a Infraero? Pra quem?

quarta-feira, 1 de agosto de 2007 21:47:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Eu vou para a rua para defender o Governo Lula e o PT!!!

Vou e pronto!!!

Aliás vou me infiltrar no movimento "cansei" e levar um cartaz bem grande escrito: Cansei da imprensa golpista!!!

Um abraço a todos!!!

André Nogaroto

www.andrenogaroto.com.br

quarta-feira, 1 de agosto de 2007 22:40:00 BRT  
Anonymous Frank disse...

Incrível como Lula se comporta de maneira irresponsável - praticamente "chamando para a briga", como se faz nos tempos de colégio - e ninguém vem reprová-lo com a firmeza que a situação enseja.

E não é a 1a vez que faz isso: lembro-me de que, à época da crise do Mensalão, Lula se saiu com uma tirada parecida.

Em resumo: eu acho que o comportamento histérico "anti-golpista" do governo é muito mais perigoso para nossa democracia do que o comportamento histérico da imprensa "golpista".

quinta-feira, 2 de agosto de 2007 11:06:00 BRT  
Blogger Vera disse...

Interessante: se o Lula se cala ante os ataques da mídia, é chamado de covarde; se reage, é chamado de irrersponsável e histérico. Combinemos, então, que tudo o que o Lula faz ou vier a fazer é e sempre será errado, não é?E o apoio popular a ele e ao governo dele é coisa de idiotas seduzidos pelo charme do Presidente.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007 13:06:00 BRT  
Blogger Leandro disse...

Alon.
Se o Lula for pessoalmente ao Rio Grande do Sul e convocar o povo às ruas, será atendido. E mais, será conduzido nos braços deste mesmo povo...e atirado na Argentina.
Abraço.
Leandro Rodrigues(Brasília-DF)

sexta-feira, 3 de agosto de 2007 15:02:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Sr. Frank, concordo e aduzo: o comportamento antigolpista do Lula é ainda mais perigoso pq. ele domina toda a máquina estatal, inclusive das forças de segurança. Além disso, o PT, o partido dele (no possessivo, mesmo) controla sindicatos, agremiações estudantis e movimentos sociais diversos. Ou seja, o poder de mobilização que ele detém é monstruoso. Já a mídia golpista conta com uns dois jornais, cada um com uns 200 mil leitores diários. Um oceano de nada.
Sds, de Marcelo.
Leandro: essa foi sensacional.
Vera: os idiotas não foram seduzidos pelo charme do presidente, porque inexistente. Foram seduzidos por empreguinhos e bolsas-família.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007 15:27:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home