Algumas simulações para a corrida pelo Planalto - ATUALIZADO (16/08)
Primeiro, foi apresentada uma lista de possíveis candidatos governistas à presidência em 2010 (primeira coluna da esquerda para a direita). Em seguida, o mesmo foi feito com os principais nomes da oposição (segunda coluna). Depois, a pesquisa simulou um mano a mano tipo segundo turno. Os resultados foram os seguintes (a partir da terceira coluna):
José Serra (PSDB) 39%, Ciro Gomes (PSB) 27%
Ciro Gomes (PSB) 39%, Aécio Neves (PSDB) 15%
Geraldo Alckmin (PSDB) 33%, Ciro Gomes (PSB) 29%
José Serra (PSDB) 47%, Marta Suplicy (PT) 15%
Coloquei na tabela também colunas com os dados das votações entre os pobres (D/E) e na região nordeste (NE). E a última linha é a diferença entre o candidato do governo e o da oposição. Divirtam-se.
Atualização (23:02): Destaquei os pobres e o nordeste porque são os pobres e o nordeste quem decide eleições presidenciais no Brasil.
Clique aqui para assinar gratuitamente este blog.
Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.
14 Comentários:
Sinceramente, a 3 anos da eleição estas pesquisas só servem para insuflar egos.
Tem tanto condicionante até lá, que eu prefiro um trabalho de cartomante. Muito mais confiável.
Perdemos nosso direito de escolha, que ALA nos ajude.
Destacar os resultados por classe social: ok. Afinal, os pobres, juntamente com os (mal)remediados, constituem maioria absoluta da população brasileira.
Agora... pôr em destaque os resultados da Região Nordeste? Com que intuito? Qual a relevância demográfica da região que justifique tal "importância"? Caso seja para tentar comprovar a tese de que "somente os pobre e nordestinos votam na esquerda", ou melhor, no Lula, parabéns. Acaba de ser prestado mais um desserviço à formação da capacidade crítica de nosso povo.
ô, anônimo. Foi uma ironia.
A única coisa que esta pesquisa prova é que Ciro Gomes, José Serra e Geraldo Alckmin são mais "lembrados" pelo eleitorado do que Marta Suplicy, Aécio Neves etc e tal.
E Denise Frossard é pegadinha? Porque não colocaram logo o Cesar Maia?
Quero parabenizá-lo pela pesquisa, no entento acho que cometeu um equívoco em dizer que o Nordeste define as eleições presidenciais. Ou vai me dizer também que o nordeste tem a maior população do país?
Quem determina o futuro presidente não é pobre, não é nordestino e sim o povo brasileiro
Sou carioca, comunista ( do PC do B ), servidor público, ecologista e tricolor.
VOTO COM O PARTIDO.
E não teria problemas em votar em Lula III, Ciro, ou Martha.
Serra, Alckmin ou Aécio ? Nem que o Camarada Stálin subisse dos Infernos, pedindo.
Essa será uma eleição em que a disposição para o risco será mínima tendo em vista que uma derrota da oposição a esfacelaria ainda mais portanto creio que Serra e Ciro irão polarizar o país.
Por que m nao consta o nome da ex senadora Heloisa Helena
passo a creditar que essa simulação é chapa branca ou simplesmente balela
seria bom que se fizessem simulaçoes constando o nome da EX senadora
É interessante é que a pesquisa mostra que as intenções de voto do Serra, nos dois cenários onde ele aparece, são praticamente iguais na população em geral, nordeste, e classe D/E.
Ou seja, cai por terra a tese de que nordestino e pobre não votam na oposição. O Serra continua muito popular no nordeste, mesmo tendo passado 5 anos da eleição presidencial de 2002.
Isso é ainda mais evidente quando se analisa os dados do Alckmin. Mesmo oito meses depois de uma campanha, com horário eleitoral, televisão, debate e tudo o mais, ele continua bem menos popular entre os mais pobres e menos ainda no nordeste. Provavelmente, as pessoas continuam associando ele com a elite (branca) paulista.
O Aécio também vai mal no Nordeste. Contudo, ele vai relativamente bem entre os pobres. E o Aécio nunca disputou uma eleição nacional, sendo bem menos conhecido que o Serra e o Alckmin.
Como nenhum presidente desde 1946 se elegeu sem ganhar entre os pobres e no nordeste, lançar um candidato que não vai bem entre eles é total perda de tempo. Tipo PSDB e PFL em 2006.
E a Marta Suplicy deve estar ai só de figuração não é? Depois do relaxa e g..., ela não se elege nem síndica de prédio.
Quando Lula começar a subir no palanque de algum deles, quero ver para onde vão essas pesquisas.
Aumento da massa salarial; do emprego; do PIB; obras do PAC; o carisma dele.
Só uma enorme crise internacional tira o candidato de Lula do Palácio.
O Rafael Kafka tem sua razão - exceto, possivelmente, quanto ao PT.
Acho que nem o Lula vai fazer o partido abrir mão de uma candidatura própria.
Quanto ao "relaxa e goza", tenho minhas dúvidas se essa bobagem ainda vai ter qualquer efeito em 2010.
Não sei de nada do que anda acontecendo em SP. Mas, com o Serra saindo candidato a presidente, suspeito que a aposta mais certeira de Marta deve ser o Governo, especialmente se o Alkmin insistir em sair candidato a prefeito.
Com isso, quem sabe o Lula tem chance de fazer o PT apoiar o Ciro. Fica de bom tamanho pra todo mundo.
Hipóteses, hipóteses...
Alon
Sua assertiva esbarra num fato: SP e MG. Estes, unidos, sao imbativeis, porque numericamente e politicamente superiores. Que expressao importante da maioria elegeu os presidentes desde o fim da ditadura?
PS: A expressiva intencao de voto no Serra na D/E do NE e interessante para o Serra, mas nao e suficiente para o Serra.
abs.
“Caro amigo” . Estou fazendo um trabalho de divulgação pelos principais e mais visitados blog´s do país. Possuo um site independente sobre a trajetória política e social deste que é um ícone da esquerda brasileira, João Capiberibe. Se Possivel ajudar na divulgação, pois precisamos que mais pessoas saibam da vida e da luta deste Amazônida pelas causas sociais e ambientais. Por fim, saber da grande farsa montada por Sarney – inimigo ferrenho de Capiberibe no Amapá - e seus aliados próximos para tirar João Capiberibe do Senado Federal. E que conseguiu a contento.
Um abraço seu leitor
Visite ; http://www.historiadocapi.com.br
Macapá-Amapá-AmazoniaBR
Nezimar Borges
Postar um comentário
<< Home