sábado, 21 de abril de 2007

Para saber como anda o estado de espírito do PCdoB em relação ao PT (21/04)

Três textos e uma foto recolhidos no www.vermelho.org.br, site do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), são um bom termômetro de como andam as relações entre o partido comunista e o Partido dos Trabalhadores.

O primeiro leva o título de PCdoB debate rumos da CSC e questiona relação com a CUT. A sigla CSC é da Corrente Sindical Classista, que reúne as áreas de influência do PCdoB dentro da Central Única dos Trabalhadores. A reportagem do Vermelho começa com:

Para atualizar a tática político-sindical do PCdoB e o papel da CSC, 60 sindicalistas se reuniram nos dias 17 e 18 deste mês, em São Paulo (SP), em encontro de caráter consultivo, convocado pela Comissão Sindical do partido. Na opinião dos comunistas, um dos desafios mais pontuais é superar as limitações e os vícios da CUT - hegemonismo, falta de transparência, burocratização, partidarização, manobras golpistas, ''sindicalismo cidadão''. São características que dificultam o avanço da luta dos trabalhadores, do sindicalismo classista e também dos comunistas. Definir a nova tática do PCdoB na área exige, pois, reavaliar a relação entre Corrente Sindical Classista e Central Única dos Trabalhadores.

E termina com:

Atualmente, o sindicalismo defendido pelos comunistas precisa de mais espaço político na maior central sindical do Brasil. (...) os comunistas poderão buscar alternativas para um movimento sindical de alianças amplas e flexíveis. Uma das hipóteses em estudo é a criação de uma central de feições classistas, pautada pelo sindicalismo combativo, com uma concepção democrática, unitária e plural.

A segunda reportagem tem o título de PCdoB planeja disputar pelo menos 400 prefeituras em 2008. Um trecho:

[O presidente do PCdoB] Renato Rabelo descreveu o Bloco de Esquerda (composto pelo PSB, PDT e PCdoB, entre outras siglas) como uma tentativa de criar um espaço à esquerda, que pode inclusive atrair setores do PT. "É necessário mostrar que este é um espaço a ser ocupado. Para isso, o Bloco precisa ter uma identidade mais definida", afirmou. Para enfrentar este desafio, dia 25 os presidentes dos partidos do Bloco vão se reunir visando definir uma plataforma comum baseada em quatro pontos: defesa da soberania nacional, da democracia, dos direitos sociais e da integração da América do Sul. Há ainda dois aspectos previstos para o debate: como levar o Bloco para o Senado, tornando-o uma realidade também naquela Casa; e o lançamento do Bloco em âmbito nacional, visando a eleição de 2008. Em busca de maior visibilidade para o Bloco pensa-se na realização de um grande ato político, com governadores, senadores, deputados, prefeitos e outras personalidades.

Finalmente, uma longa reportagem descreve em detalhes o seminário que reuniu ontem em São Paulo os deputados federais Ciro Gomes (PSB-CE), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Paulinho da Força (PDT-SP), além do economista Márcio Pochmann. O tema oficial era o Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal. Tão boa quanto a reportagem é a foto que a ilustra, reproduzida acima neste blog. Creio que ela fala por si.

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

5 Comentários:

Anonymous paulo araújo disse...

Alon

Qual credibilidade podemos retirar de quem foi da ARENA, do PMDDB, do PSDB, do PPS e agora é do PSB?

abs.

domingo, 22 de abril de 2007 00:38:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Sim, bela foto ... e daí?

domingo, 22 de abril de 2007 01:36:00 BRT  
Blogger Vera disse...

E ...

domingo, 22 de abril de 2007 10:20:00 BRT  
Anonymous Artur Araújo disse...

Na toada dos co-comentaristas anteriores: 'so what', caro Alon? Qual sua avaliação sobre o bloquinho, sobre a possível fragmentação de centrais sindicais, sobre o eventual fim das coligações automáticas do PSB e do PCdoB com o PT? O analista cirúrgico cedeu lugar a um pitoniso indecifrável? (rs)

domingo, 22 de abril de 2007 15:48:00 BRT  
Blogger Alon Feuerwerker disse...

Por que é que eu preciso concluir? Por que não deixar essa tarefa de vez em quando para vocês? Aquela história de ensinar a pescar (brincadeira...).

domingo, 22 de abril de 2007 18:27:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home