quarta-feira, 4 de abril de 2007

Para quem não nasceu ontem (04/04)

Os jornalistas, analistas e blogueiros acusamos o governo de não ter feito nada no último meio ano diante da eventualidade de uma greve geral dos controladores de vôo. Mas, se o governo deixou de fazer a sua lição de casa, o jornalismo não fica atrás. Esse assunto da desmilitarização do controle do tráfego aéreo está em pauta há seis meses, sem que até hoje tenham sido respondidas incisivamente duas perguntinhas:

1) Que interesses empresariais e políticos estão por trás das pressões pela desmilitarização e pela manutenção do controle militar?

2) Que negócios e que custos (investimentos) estariam envolvidos numa eventual desmilitarização?

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

2 Comentários:

Anonymous paulo araújo disse...

Alon

Com certeza, interesses graúdos.

Para contribuir com a procura de respostas às perguntas:

Notícia de hoje na FSP

"Lula diz a senadores que CPI desmoraliza a Aeronáutica"

"Em jantar com senadores petistas anteontem à noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo já está realizando sindicâncias para apurar denúncias de irregularidades na Infraero. Lula voltou a dizer, segundo os senadores, ser contra a criação da CPI.

Conforme relatos dos parlamentares, o presidente considera que a CPI seria uma desmoralização da Aeronáutica e que o país não ganharia nada em expor as "fragilidades" das Forças Armadas numa investigação na Câmara. Os petistas interpretaram a ação do governo --de fazer sindicâncias-- como uma medida preventiva caso a CPI seja instalada."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u90955.shtml

Comentário do Prof. Roberto Romano:

SEMPRE QUE O GOVERNANTE ENFRENTA SITUAÇÕES DIFÍCEIS, ELE APELA DE IMEDIATO PARA O SPIN, COM ASSESSORIA DE SEUS SPIN DOCTORS.

A TÉCNICA É USAR UMA INSTITUIÇÃO FORTE PARA DIZER QUE, SE O GOVERNANTE E SUA GENTE FOREM "INCOMODADOS" POR INVESTIGAÇÕES, HAVERÁ UMA CORROSÃO INSTITUCIONAL. AGORA, O GOVERNO, PELA VOZ DO SEU TITULAR, TENTA DIMINUIR O DESGASTE QUE SURGIU APÓS O EVIDENTE ATO DE INSUBORDINAÇÃO E QUEBRA DE HIERARQUIA NAS FORÇAS ARMADAS. COM A ALERTA DE QUE O DESASTRE MAIOR TINHA SIDO REALIZADO, COM DIRETA PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE, O MESMO TENTOU A TÉCNICA DA BAJULAÇÃO. NÃO DEU CERTO. AGORA, A MANEIRA DE ASSUSTAR OS OFICIAIS DAS TRÊS ARMAS, SOBRETUDO A DA AERONÁUTICA, É DIZER QUE SE FOREM FEITAS INVESTIGAÇÕES, PATENTES ELEVADAS SERÃO CONDUZIDAS AO ESCÂNDALO. FOI ASSIM QUE O PRESIDENTE CONSEGUIU ARRASTAR DEPOIS DE SI DEPUTADOS, SENADORES, FUNCIONÁRIOS CIVIS. "SE REVELAREM NOSSOS ERROS" E A PALAVRA ERRO É PLENO EUFEMISMO, DESVELAREMOS OS ERROS DE TODOS. ASSIM, A OPOSIÇÃO FOI DOMESTICADA. AGORA É A AERONÁUTICA: SE OS ERROS (?) NO INFRAERO, IMPLICANDO OS COMPANHEIROS, FOREM REVELADOS, TAMBÉM A AERONÁUTICA TERÁ SEUS ERROS....POSTOS DIANTE DO OLHAR PÚBLICO.
QUE AS FORÇAS ARMADAS NÃO CEDAM A ESTA CHANTAGEM. SE INDIVÍDUOS OU GRUPOS, NELAS, ESTIVEREM IMPLICADOS, SERÁ EXCELENTE OCASIÃO PARA ALIVIAR O QUADRO DE PESSOAS QUE NÃO MERECEM O UNIFORME. SE FOREM APENAS CHANTAGENS, A VERDADE APARECERÁ. SE FOREM MENTIRAS, ALGUÉM DO GOVERNO PAGARÁ.

MAS A CIDADANIA DEVE ESTUDAR A TÉCNICA DE PERSUASÃO USADA PELO GOVERNANTE. E A TÉCNICA É O SPIN.

Ainda com o professor, "Spin tem tudo a ver com aranhas, pois trata-se de repetir uma rede de deturpações que levam ao engano dos seres humanos tidos como alvo, como é o caso do eleitor."

abs

quinta-feira, 5 de abril de 2007 18:05:00 BRT  
Anonymous Artur Araújo disse...

Interesse na manutenção do velho esquema DAC: todos os galonados que tinham proveitos nada republicanos na vigência do dito-cujo. Só alguns slots valem dezenas de milhões de dólares, com atribuição fora de licitação;
Interesse empresarial na mudança: possibilidade de privatização dos serviços de controle e, eventualmente, de infraestrutura aeroportuária.
Bem simplezinho, não é?

quinta-feira, 5 de abril de 2007 19:11:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home