Estupidez ideológica conduz a crise militar (30/03)
Nesta altura dos acontecimentos, está claro que é um desastre a condução da crise aérea pelo governo federal. Recapitulando. Um Boeing da Gol e um Legacy pilotado por dois americanos se chocaram no ar faz seis meses. Os 154 passageiros do Boeing morreram. O Legacy conseguiu pousar sem vítimas. Com o tempo, todas as investigações passaram a convergir para a conclusão de que a responsabilidade principal pelo acidente foi dos pilotos do Legacy. Nesse intervalo, os controladores do tráfego aéreo decidiram aproveitar a oportunidade para alavancar sua reivindicação de que a atividade seja desmilitarizada. Querem ser funcionários públicos não submetidos à rigidez hierárquica e salarial da Aeronáutica. A mobilização dos controladores conta com simpatias dentro da cúpula do governo. Escorados nesse apoio político, os controladores vêm escalando sua confrontação com o comando da Aeronáutica. Hoje, chegaram finalmente ao motim. O caos atual deve ser debitado na conta de uma certa estupidez ideológica, que associa desmilitarização a democracia. Bem, o resultado da condução insana dessa questão pelo governo é uma crise militar. Eu, sinceramente, não consigo entender o que pretendem os governantes com essa estratégia, digamos, "janguista". Talvez julguem que os militares estão tão enfraquecidos politicamente que será fácil colocar a Força Aérea Brasileira (FAB) de joelhos diante de um sindicato amigo. Mas quem ganha se o controle do tráfego aéreo nacional sair de mãos militares e passar a mãos sindicais, ainda que "amigas"? Quem ganha com o enfraquecimento da hierarquia e da disciplina nos quartéis? Certamente não é a democracia.
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13 Comentários:
Alon, você realmente acredita que tudo isso seja realmente coincidência devido a má atuação do Governo? Motim de militares, quebra de aparelhos indispensáveis. CPI do Caos aéreo, etc,,,
Sei lá... vou acompanhar melhor os fatos. mas que está esquisito, está.
Alon, vou repetir-me até a rouquidão: o problema não está em controle civil ou militar do tráfego, mas em controle militar ou civil da aviação...civil. É a Luta Endemoninhada do ex-DAC Encarnado contra o Cordão Azul da ANAC.
Estão em jogo slots de US$ 50 milhões, hangaragens, contratos de serviços auxiliares, passagens de cortesia às mancheias, concessão de linhas, regulamentações, o "diabo aquático".
A indisciplina é muito mais grave que a de meros controladores. Quem ficar no discurso superficial e inocente do "súbito sindicalismo" não estará enxergando nem uma mísera árvore de toda uma hiléia de cipós.
25 de março de 1964.
30 de março de 2007.
Sempre o sargentos.
Estão juntos no controle de tráfego aéreo duas tarefas, uma civil e uma militar.
A civil é o controle do tráfego em si.
A militar é o controle do espaço aéreo.
Em um pais rico como o nosso caminhamos para ter os dois separados por um idiotismo ideológico.
E por cima ainda se conseguiu destruir a cadeia de comando da aeronáutica (isso é gravíssimo).
E também logo agora que a Gol comprou a Varig e ameaça abalar a Tam, e vai se formando um oligopólio no setor de transporte aéreo do país. Muito estranho!Tem muito mais coisa aí do que dizem pra gente.
Em primeiro lugar vou dar 3 toc's na mesa para espantar urucubatas, afinal é 31 de março, e a última crise militar com quebra de hierarquia não acabou bem justamente nesta data. E ainda por cima, o presidente está no exterior. Felizmente parece não haver clime conspiratório suficiente, AINDA. Mas com certeza o ovo da serpente começou a ser chocado ontem.
Do momento que militares do baixo escalão são liberados da hierarquia regimental militar, fazendo greve, porque os oficiais do alto escalão se sentirão obrigados a subordinarem-se ao Presidente, se a hierarquia deixou de ser regra? Foi essa lógica que levou os oficiais que ainda resistiam ao golpe em 64 a aderirem, o que gerou massa crítica para o golpe. Lula deve tomar cuidado. Essas atitudes são típicas de quem não saber governar. Por mais popularidade que tenha, governar sempre tem limites.
sinto um cheiro de caminhoneiro chileno no ar... guardadas as proporcoes, etc, talvez o alvo nao seja, ainda, a presidencia, "apenas" a destituicao de um ministro as vesperas do 31 de marco de funesta memoria.
Sinto muito por voce não ter publicado o meu post anterior. No entanto, respeito o seu direito de recusar comentários que não condizem com a sua ideologia, pois como democrata aceito sua opinião, apesar da minha dicordância. Além do transporte de passageiros e mercadorias, o tráfico de cocaína, armas, contrabandos são feitos pela "aviação civil", não pela "militar" (acredito que sim). Portanto, o controle do tráfico aéreo é uma questão de segurança nacional. Não podemos nos arriscar a deixar uma atividade de tamanha responsabilidade sujeita às variações de interesse políticos momentâneos ou de ideologias de grupos (esquerdistas ou direitistas). Que pátria é essa em que os filhos, ao invés de contribuir para o seu engrandecimento e bem-estar dos seus compatriotas, se aproveitam de qualquer oportunidade para fazer preselitismo político-ideológico, colocando os interesses de grupos obssecados pelo poder acima dos interesse de nós brasileiros? Vamos pensar uma pouco??
CÓDIGO PENAL MILITAR:
"LIVRO I
DOS CRIMES MILITARES EM TEMPOS DE PAZ
TÍTULO II
Dos Crimes Contra a Autoridade ou Disciplina Militar
Art. 149 - Reunirem-se militares ou assemelhados:
I - agindo contra a ordem recebida de superior, ou negando-se a cumpri-la;
II - recusando obediência a superior, quando estejam agindo sem ordem ou praticando violência;
III - assentindo em recusa conjunta de obediência, ou em resistência ou violência, em comum, contra superior;
IV - ocupando quartel, fortaleza, arsenal, fábrica ou estabelecimento militar, ou dependência de qualquer deles, hangar, aeródromo ou aeronave, navio ou viatura militar, ou utilizando-se de qualquer daqueles locais ou meios de transporte, para ação militar, ou prática de violência, em desobediência a ordem superior ou em detrimento da ordem ou da disciplina militar:
Pena - reclusão, de quatro a oito anos, com aumento de um terço para os cabeças.
Parágrafo único. Se os agentes estavam armados:
Pena - reclusão, de oito a vinte anos, com aumento de um terço para os cabeças."
O MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR NÃO VAI SE MANIFESTAR? ONDE ESTÁ A PROCURADORIA GERAL?
"O caos atual deve ser debitado na conta de uma certa estupidez ideológica, que associa desmilitarização a democracia"? Discordo - o que há é uma coincidencia de interesses, e "um certo fisiologismo político, que associa desmilitarização a uma nova OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS". Ou negociatas, para ser mais exato.
Alon, parabéns, vc foi preciso no seu diagnóstico, estamos revendo o resurgimento do poder sindical interferindo em razões estratégicas de Estado, só falta a acrescentar ao seu artigo, que além desta articulação sindical para obter o controle aério, na flamigerada política do superavit fiscal, já que a INFRAERO cobra taxas astronômicas de embarque, e o dinheiro fica acumulado no caixa do governo, que não o utiliza nem na manutenção de radares dos SINDACTAS.A INFREERO só está interessada em obras, pois aí é que está o filão do enrequicimento político.
A Aeronáutica já soltou uma nota aceitando a transferência. É só ve no site deles.
Gostaria de saber sua ópinião sobre a aliança antinacional que esteve por traz das crises contra todos os governos, inclusive o Militar, que tentaram implantar uma política de governo baseada em Desenvolvimento Economico com Soberania e Justiça Social. Gostaria ainda de saber se, em sua opinião, esses sargentos amotinados não fazem lembrar o agente remunerado dessa aliança para amotinar marinheiros,aquele famigerado CABO Anselmo. Desde mrço/2005 essa aliança vem usando de todos recursos torpes, primeiro para tentar frustrar a reeleição de Lula, agora para emperrar seu bem sucedido governo.
Os argumentos dessa aliança são identicos aos usados contra Getúlio, Jucelino, contra o governo militar(a prtir de out/1977), contra Sarney,Itamar e, agora, contra Lula.
Ninguém neste país vai banir da vida publica esses "trairas" antinacionais?
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