terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Uma boa notícia na península da Coréia (13/02)

Coréia do Norte concorda com medidas para desarmamento nuclear

Terça-feira 13 de Fevereiro, 2007 7:52 GMT29

Por Jack Kim e Chris Buckley

PEQUIM (Reuters) - A Coréia do Norte decidiu tomar medidas que levem ao seu desarmamento nuclear, num acordo obtido na terça-feira que renderá mais de 300 milhões de dólares em ajuda ao país comunista.
Pelo pacto firmado em Pequim por Pyongyang e outros cinco governos após quase uma semana de negociações, os norte-coreanos vão paralisar as atividades do seu reator nuclear de Yongbyon e permitirão inspeções internacionais no local.
"Este processo marca outro firme e importante passo na direção da desnuclearização da península", disse o negociador chinês Wu Dawei na sessão de encerramento, transmitida ao vivo pela TV da Diaoyutai, uma vigiadíssima casa do governo chinês para seus hóspedes.
"(O acordo) é favorável ao processo de paz no nordeste da Ásia e para a melhoria dos laços entre países relevantes", disse ele. Em seguida, os delegados se colocaram hesitantemente de pé e aplaudiram de forma contida.
O plano definido por Estados Unidos, China, Rússia, Japão e as duas Coréias será apenas o primeiro passo no trabalho de localizar e desmantelar as atividades nucleares norte-coreanas, deixando muitas questões cruciais para futuras negociações.
"Esta é só uma fase da desnuclearização. Não terminamos", disse o negociador norte-americano, Christopher Hill. (Continua...)


Veja detalhes do acordo nuclear com a Coréia do Norte (Reuters)

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home