segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Quousque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?

Editorial de o hoje d'O Estado de S.Paulo:

Caçadores de bruxas na CTNBio

Quanto mais os ecoxiitas perceberem que tende a se estreitar o espaço para as chicanas com que têm conseguido bloquear a aprovação do plantio comercial de espécies geneticamente modificadas (OGM), no âmbito da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), o colegiado multidisciplinar instituído para esse fim, tanto mais eles passarão a recorrer a métodos agressivos - aprendidos com os seus correligionários europeus e com o MST brasileiro - para amedrontar os cientistas e representantes do governo na comissão. A ela cabe decidir, com base em pesquisas certificadas por terceiros, na experiência de outros países e na literatura científica pertinente, quais variedades transgênicas podem ser cultivadas em solo brasileiro por não oferecer riscos ao ambiente e à saúde.
A história do ingresso da agricultura nacional na era da biotecnologia deixa claro que os grupos que lhe são hostis têm sabido transformar derrotas em vitórias. Depois de perder no Congresso a batalha da Lei de Biossegurança, que recriou a CTNBio, nascida no primeiro governo Fernando Henrique, ganharam a batalha da regulamentação das normas de funcionamento da agência. O grande êxito dos fundamentalistas foi a imposição do extravagante quórum de 2/3 dos votos para as decisões sobre a liberação de OGMs, presentes 2/3 dos 27 membros titulares. Armados dessa regra draconiana, trataram de transformar cada reunião da agência numa assembléia estudantil, como não se cansou de denunciar o seu presidente, o bioquímico Walter Colli, da USP. (Continua...)


Meu protesto contra o uso da expressão "assembléia estudantil". No mais, resta saber até quando o Palácio do Planalto assistirá passivamente à sabotagem contra o desenvolvimento da biotecnologia em território nacional.

O que quer dizer o título deste post?

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).

Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

3 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Esse é o Alon que eu conheço
JV

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007 12:37:00 BRT  
Anonymous Luis Hamilton disse...

Pelo menos, até mudar o presidente.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007 16:04:00 BRT  
Anonymous trovinho disse...

Vamos pesquisar OGM's com resposabilidade mas também estar atentos às tentativas da classe dominante de esculhambar. Ex.: Não foram apenas os experimentos da Monsanto que foram vandalizados no protesto das camponesas, mas o direito à Informacão Jornalística: acesso a TODOS os fatos que permitem participar do mundo (art. 5° CF).Explico: Os experimentos eram realizados à distância ilegal de uma reserva ecológica. Poderiam contaminá-la!Esse detalhe foi descartado pela mídia burguesa. As que "reproduzem a Vida", conforme Clarice Lispector referiu-se às mulheres, fizeram no seu dia um ato de legítima defesa da gemoteca da reserva e não necessariamente apenas terrorismo.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007 03:57:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home