O Versailles sérvio e a balcanização do Iraque (24/01)
George W. Bush caminha rumo ao fim do mandato como uma geni, alvo preferido das pedradas em quase todo o mundo. Enquanto isso, seu antecessor, William J. Clinton, saboreia sua aposentadoria política como um ex-presidente querido dos americanos e respeitado globalmente -também pelo efeito do contraste com o sucessor. O período Bush (pai e filho) ficará marcado pelas guerras do Golfo e do Iraque, e talvez pela fragmentação iraquiana -o cenário mais provável caso fracassem as tentativas de convencer a minoria sunita a permanecer integrada num país governado por uma aliança entre xiitas e curdos. Se o Iraque deixar de existir como unidade política, se o futuro dos iraquianos for a balcanização, essa fatura será apresentada pela História à família Bush. E quem vai pagar a conta pela balcanização dos Bálcãs? Quem vai ser responsabilizado pelo Versailles sérvio, pela humilhação imposta por europeus e americanos à Sérvia? Leiam a análise de Pyotr Iskanderov, da agência russa RIA Novosti, sobre as últimas eleições naquele país (Lessons of parliamentary elections in Serbia). Um partido ultranacionalista venceu a eleição, mas não conquistou a maioria absoluta do parlamento sérvio. O governo será formado pelos perdedores, um amálgama de partidos pró-ocidentais, enfraquecidos por personificarem aos olhos do povo sérvio a submissão ao diktat europeu e americano. O mundo está de olho no Iraque. Enquanto isso, a História vai armando uma bomba-relógio bem no meio da Europa. A coalizão pró-ocidental tem maioria para formar o governo, mas aparentemente não para aprovar a secessão de Kosovo. Que belo caldo de cultura. Um país humilhado, fragmentado e isolado. Uma oposição ultranacionalista. Um governo fraco. Uma província (Kosovo) de maioria muçulmana (o país é majoritariamente cristão) deseja separar-se. Boa coisa isso não vai dar. Pobre Sérvia. Pêsames, Europa. Pêsames, presidente Clinton.
Leia também A morte de Milosevic e o duplipensar ocidental, de março de 2006.
Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.
Leia também A morte de Milosevic e o duplipensar ocidental, de março de 2006.
Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home