O PAC já é um sucesso (22/01)
Não estranhe o título deste post. Não, eu não perdi o senso crítico. Sim, é verdade, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) apresentado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deu certo. O sucesso ou não de uma ação de governo tem que ser monitorado pelos objetivos da ação. Não interessa o que eu e você achamos do PAC. O objetivo principal do PAC não é fazer o Brasil crescer a determinada taxa (por exemplo, o emblemático 5%). O principal objetivo do PAC é fazer crer que o governo tem um plano para acelerar o crescimento da economia. Você pode concordar ou discordar do plano. Você pode achar que o plano é tímido ou ousado. Você pode ter ou não sugestões do que mudar no plano. Não interessa. Cá estou eu escrevendo sobre o PAC. Aí está você lendo sobre o PAC. Parabéns ao pessoal da Comunicação (vou até escever com maiúscula) do governo federal. Vocês já deram um baile na campanha eleitoral e continuam dando um show. Estive hoje em viagem e não tive tempo de analisar o PAC. Vou fazê-lo quando chegar em Brasília, ainda hoje, espero [sou uma das vítimas da aviação civil brasileira, que é uma droga, mas pelo menos não é estatal; imaginem se fosse estatal e funcionasse, que desgraça isso seria]. Recebi há pouco um email reclamando deste blog, pois eu havia dito que o PAC era um embrulho bonito para aprovar a prorrogação da CPMF e da DRU. E as duas medidas não estão no PAC. Você só acha que não estão. Elas estão escondidas. São uma espécie de PACdoB, serão mandadas ao Congresso sozinhas (emendas constitucionais) para não dar à oposição o discurso de que o governo federal renuncia a impostos (que a União divide com os estados e municípios) mas não a contribuições (que não divide com ninguém). E que tampouco abre mão de sua liberdade para descumprir as vinculações orçamentárias constitucionais. Até mais.
Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.
Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.
5 Comentários:
Do ponto de vista do marketing, sem dúvida, o PAC já é um sucesso. Aliás, se tem uma coisa no governo Lula que atingiu o estado da arte foi o marketing. Parodiando o grande Otto Lara Rezende: "Chega de intermediários, Duda Mendonça para presidente!".
Os Governadores não devem, sob hipotese alguma, permitir que as suas banvcadas aprovem a redução dos impostos sem que sejam reduzidas as contribuições.
Si não para onde que vai a Federação?
No PAC houve desonerações de contribuições: da CIDE, Cofins, e não sei se PIS é contribuição ou os Estados tem participação.
Mas vou deixar para discordar no próximo post.
Você tem razão, Alon, o PAC pode ser considerado um sucesso, pelo menos até agora, onde o que conta é o discurso. Bom ou mau, pelo menos existe um plano, ainda que seja uma aglutinação de medidas já previstas anteriormente.
Muitas coisas serão revistas, espero, como por exemplo o aumento anual de 1,5% ao funcionalismo: não faz sentido, só deveria ter sido prevista a correção pela inflação; o resto dependeria dos resultados do plano. Cortar despesas, que é bom, nem pensar...
Vi mérito mesmo na afirmação da importância da democracia, um claro recado de que não nos confundimos com aqueles vizinhos pafúncios e absolutistas.
Recado para: PSDB, PFL, PMDB.
Ou melhor, recado para os opositores do Governo Lula, se por uma acaso existe.
O que mais me amedronta, não é o fato do Governo Lula, estar investindo nos Países visinhos e esquecendo que temos deficiência nas escolas, na Saúde e na Segurança Pública.
O que mais me amedronta, não é o fato do Governo Lula Apoiar ditadores como: Hugo Chávez, e possivelmente querer trazer o Chavismo para o Brasil.
O que mais me amedronta não é saber que existe trem da Alegria no Governo Lula pelo fato de 2002 para cá, ter triplicado o número de funcionários publico sem concurso, assim sendo ter criado para seus partidários emprego as nossas custas.
O que mais me amedronta não é o fato de saber que o Governo Lula é conhecido como o Governo do mensaleiro.
Sinceramente Brasileiros e Brasileiras, o que mais me amedronta, É A OMISSÃO E SILÊNCIO DA OPOSIÇÃO!!
Wellington Amado
Salvador-Ba.
Postar um comentário
<< Home