domingo, 1 de outubro de 2006

Já que você não tem nada para fazer (01/10)

Já que você vai ficar grudado na tela do computador, esperando pelas pesquisas de boca-de-urna. Já que você vai ficar navegando pela Internet, para ler aquelas declarações originalíssimas de dia de eleição, para saber que porcentagem das urnas eletrônicas não funcionaram, onde choveu e onde foram detidos eleitores que tentavam fazer campanha eleitoral. Já que você está louco para saber qual será o comparecimento às urnas no nordeste, mas só vai ter acesso a esses números à noite. Bem, já que você vai mesmo desperdiçar o seu tempo, você poderia me fazer um favor. Dê sua opinião objetiva sobre o trabalho desenvolvido até aqui neste blog. Aponte falhas, acertos. Diga do que você não gostou e o que o agradou. Se tiver disposição, pesquise na caixinha de busca do Technorati que está no alto à direita. Se estiver com preguiça, lembre-se de que eu trabalho de graça para você todos os outros dias. Vamos, mexa-se.

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).
Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

15 Comentários:

Anonymous kleber matos disse...

Caro Alon,
na NET, quase todos trabalhamos de graça. É uma espécie de gosto pela novidade, pela necessidade de dizer, a vontade de correspondência que traz os netianos, os blogueiros a esses e outros espaços. Uma diversão. Estudei blog's. Minha tese (PPGPS-UERJ): Transfiguração do humano na cibercultura: a análise de um blog que não coube em si. Desse título retiro a reflexão que lhe proponho. Quanto esse blog lhe modifica? Isso é efeito da tal transfiguração, da relação que transforma a vida e as pessoas. Seu blog se mostra aberto a isso. Sei que é problemático, mas não mediaria o que é ou não publicado. Deixaria rolar, como faz o Xico Sá no Nominimo SP. E continuaria blogando ou filosblogando, como constumava chama na tese. Parabéns pelas conversas e informações que encaminha. Saudações!

domingo, 1 de outubro de 2006 10:29:00 BRT  
Blogger Carlos disse...

Bão, já que ocê pediu, aqui mando eu um comentário. Não sou muito chegado em fazê-lo, embora ache uma das coisas mais interessantes da blogosfera esta liberdade e interatividade de escrever-se e comentar-se sem a mediação de uma editoria limitada e limitante.

Seria interessante fazer algumas críticas e apontar falhas, seria uma boa contribuição. Mas, sem puxa-saquismo, eu acho muito bão do jeito que você tem feito!

O visual do blog é limpo, claro, legível, com as seções extras agregando qualidade (posts velhos que valem a pena ler de novo, textos de outros, blogs e links). Essa seção de links e notícias é que poderia ter um pouco mais de volume, seria útil.

Os posts têm bom tamanho, não são reduções que pouco dizem e nem verborragias que cansam. Muito bem dosados em tamanho. As inserções de ilustrações, sejam logotipos ou, principalmente, mapas e tabelas, são muito pertinentes tanto do ponto de vista estético quanto informacional, aliás bem superiores a vários blogs mais afamados.

E o principal: o texto objetivo, que diz muito com poucas palavras, gostoso de ler e que flui fácil, sabendo misturar opinião com informação em dose muito palatável, na acepção enológica do termo, hehehe!

Ah, os links inseridos no meio dos textos são muito bem escolhidos, sem o excesso de entusiasmo com as novas midias nem tampouco a parcimônia de quem não as entendeu. E como ainda poucos blogueiros da política, você faz um uso bem legal da Wikipédia.

Como sugestão de conteúdo novo, apenas pensaria em que seria legal você pinçar mensalmente um resumo dos comentários dos seus leitores, com métricas de comentários em cada assunto mais pedacinhos dos melhores comentários - pois de vez em quando leio uns bem interessantes (e este é outro ponto legal do teu blog, que não tem excessivo "flaming" nem aquelas intervenções que assassinam nosso idioma, revelando um público leitor qualificado). Só uma vez por mês, numa linha de "ombudsman de si mesmo" que pode ter algum interesse.

Bem, agora é hora de sair para votar, algo que sempre me entusiasmou e nestas eleições está num clima bem xinfrim!

domingo, 1 de outubro de 2006 10:36:00 BRT  
Anonymous José Augusto disse...

Descobri seu blog na virada de março para abril através de um citação da Tereza Cruvinel em sua crônica sobre o golpe de 64, e tornei-me fã e frequentador.
Já frequentava outros blogs (Tereza, Moreno, Noblat, Josias, fernando, Ilmar e outros). Continuo a ler todos para me informar, mas só continuei comentando aqui e no Noblat.
Cada blog tem seu perfil. Seu blog eu acho o mais analítico. O que elabora mais, busca explicações de causas e efeitos, e busca uma visão de longo prazo dos fatos (eu diria que tem a... pretensão... risos... de buscar a dimensão histórica das notícias). Seu texto para reflexão acaba pautando os comentários que seguem o padrão e evita passionalismos e panfletagem eletrônica.
Por isso acho seu blog imperdível para mim.
Não vejo erros, porque, como disse, cada blog tem seu perfil. Aquilo que não encontramos em seu blog, é porque foge à, digamos, linha editorial do blog. Se não houvesse esse diferencial, talvez ficasse igual aos outros e não seria tão interessante vir aqui.
Parabéns. Para descontrair: acho que você merecia um aumento na "alta remuneração" que recebe para manter o blog.

domingo, 1 de outubro de 2006 10:56:00 BRT  
Blogger Josinaldo disse...

Alon
leio seu blogger tres vezes ao dia. Acho bacana. Algumas vezes seus posts são meio herméticos tipo aquele do Rubicão que vc postou ontem. Me parece que vc fica respondendo a interlocutores seus pelo blog. Como nós leitores não sabemos o teor da crática, fica mei eskisito: Afinal o que ele está falando e pra quem? Bem, de resto acho seus comentários bons. E acho que vc, por enquanto tem uma qualidade que, por ex, o Noblat não tem: tem pretensão de dar sua opinião somente, sem a empáfia de usar um instrumento tão importante e visivel para falar pontificar como se fosse dono da verdade tipo os Casoy e os Jabor da vida. Grande abraço.
Josinaldo

domingo, 1 de outubro de 2006 11:06:00 BRT  
Anonymous Zé Carlos disse...

Como não tenho nada para fazer?
Ler todos os blogs de politica dá um trabalhão! Se divertir com o Reinaldo dizendo que NÃO é tucano, o Noblat dizendo que NÃO é de esquerda, o josias tentando um furo e Moreno sacaneando todo mundo toma muito tempo! Gostei do seu blog na primeira leitura (indicado pelo Noblat) e gostaria muito mais se voce fosse mais "Moreno" e menos "Noblat". Porque o Noblat é ótimo mas é chato de doer!

domingo, 1 de outubro de 2006 13:12:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Alon, vc escreve bem, sabe usar as palavras. Sua abordagem sobre o tema é introduzida com intelegência. Mas mesmo assim, vc não consegue esconder seu lado petista. Nada contra, é um direito seu. Blog é pessoal, a opinião é sua. As pessoas lêem se quiserem. Se não gostarem, procure outro blog. O que irrita um pouquinho, e isso não é só no seu blog, é querer dizer que a opinião é imparcial.
Sucesso.
Atenciosamente,
Liliane.

domingo, 1 de outubro de 2006 13:26:00 BRT  
Anonymous Chico Amaro disse...

Caro Alon,

Tenho a satisfação de acompanhar seu blog diariamente. Não tenho grandes reparos a fazer, a não ser que, algumas vezes, seus textos são herméticos. Já acompanhei sua argumentação sobre isso aqui, mas como se trata de um blog, um posicionamento mais claro poderia fazer bem. Mas isso é detalhe.
O que acho ruim mesmo é que você posta pouco...Vamos ajudá-lo a ter uma frequência ainda maior de leitores, para que você consiga um ótimo patrocinador e possa escrever com mais frequência no blog.
Parabéns pelo trabalho e obrigado pela sua contribuição!

domingo, 1 de outubro de 2006 14:04:00 BRT  
Anonymous alessandro amaro disse...

Prezado Alon

tive o grande prazer de conhecer seu blog aquando da pesquisa Sensus que detectou o aumento das intenções de voto no Presidente Lula.

Confesso que sou um eleitor do Lula decepcionado com seu governo e sua campanha.

Mas ainda assim resolvi votar nele pois a mídia resolveu massacra-lo demasiadamente sem dar oportunidade de defesa e apressando em encerrar sua culpa sem base alguma.

Exemplo escancarado é a co-autoria do delito de divulgação de documento fotográfico protegido sob sigilo processual sem identificar que a forneceu, mesmo sabendo se tratar de um Delegado da Polícia Federal.

É ou não errado fazer parte de um jogo mesquinho de vingança do Delegado em relação a cúpula da PF. (Claro que que sei que o interesse da mídia é derrotar Lula e às favas com a ética e os escrúpulos na imprensa típico do AI-5, mas finjo acreditar que ela está no seu papel de informar a população sobre o andamento das investigações)

Acredito que outra eleição onde a mídia manipulou o eleitorado com informações que sabia de antemão imprecisas e infundadas e abraçou um candidato como nesta, só a de 1989.

E vc sempre soube ser imparcial, não se submeteu a pressão para fazer linchamento público de algumas pessoas dissociado do contraditório, princípio mínimo de um Estado de Direito.

o mais recente exemplo é Freud Godoy.

Parabéns pela linha de seu blog, nunca dando espaço a condenações precipitadas e desprovidas de um conjunto probatório mínimo.

A mídia tanto forçou que vai fazer Geraldo Alckmin ganhar a eleição no 2o turno e espero que cobre dele com o mesmo vigor que cobra de Lula explicações sobre o dinheiro apreendido em Santa Catarina com um filiado do PFL (legenda irmã do PSDB) e sobre o enorme rombo deixado por ele nos
cofres de São Paulo e noticiado pela Jornalista Monica Bergamo em sua coluna da FSP, sobre os vestidos de sua esposa, por ele ter participado da inauguração com pompa da Daslu, onde sua filha era executiva com alto salário e que sonegava milhares de reais em impostos. .

enfim a vida segue e hj só tenho uma certeza a de não comprar jornais ou revistas semanais e de buscar minhas informações apenas em textos de jornalistas como vc, que nao se curva ao sensacionalismo.

parabens

domingo, 1 de outubro de 2006 14:29:00 BRT  
Anonymous Marcelo Pinto disse...

Alon seu blog foi uma das mais gratas descobertas que fiz neste processo eleitoral! Hoje sou admirador do seu jornalismo sério, ponderado, seu estilo irretocável, suas ideias claras, sua postura independente. Certamente este Blog será sempre parada obrigatória nas minhas leituras diárias. Fiz poucos comentários no seu Blog,a coerência, a excelência dos seus artigos, nunca me motivaram a fazer retoques ou contestações, mesmo quando nossas posições divergiram. A Bahia mereceria ter jornalistas da sua estatura, capazes de lançar uma luz no jornalismo medíocre e obscuro que temos! Um abraço, parabens e obrigado.
Tenho 51 anos, sou Engenheiro Civil, moro em Salvador votei em Lula e no PT.

domingo, 1 de outubro de 2006 15:55:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Caro amigo Alon,

Visualizei e compreendi seus dilemas políticos e éticos. Aqui e ali, a força dos fatos foram te empurrando para um distanciamento crítico, saudável para sua integridade moral. Me surpreendeu sua criatividade já que seu conhecimento histórico e polivalente, esses eu já conhecia.

domingo, 1 de outubro de 2006 17:39:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Você tem que saber a missão. Qual a missão (assim se comrea aviões, por exemplo), para quê é o blog. Já disse que, se você quiser grande audiência, vai ter que começar a dizer umas bobagens, lançar teses estapafúrdias, do tipo esquerdinha-utópico-zona-sul.
JV

domingo, 1 de outubro de 2006 17:47:00 BRT  
Anonymous Lydia Medeiros disse...

Alon, o blog é ótimo, quase uma ilha de inteligência no meio da mesmice blogueira.
beijos, Lydia

domingo, 1 de outubro de 2006 18:15:00 BRT  
Anonymous jose carlos lima disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

domingo, 1 de outubro de 2006 20:46:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

! . Informativo, boa seleção de textos . De um modo geral bom nível e demonstra cultura. Parabéns.

2 . Gostrai de ouvir sua opinião sobre a possiblidade (acho que caminhamso para isso) de o subcontinente experimentar conflitos armados de grande proporções. Vejo uma mistura explosiva em corrida armamentista, com armas ilegais (CV, PCC) com legais (Venezuela, Chile). A isso somamos o desmoronamente do estado brasileiro e africanização da Améria Latina .

Jarbas

domingo, 1 de outubro de 2006 21:53:00 BRT  
Anonymous jose carlos lima disse...

Cabe a nós blogueiros enfrentarmos estes dinossauros da mídia condenados à extinção.A blogosfera é a nova mídia.Cabe a nós dar a cacetada final nestes dinossauros. Com certezam eles monitoram nossos blogs até mesmo para ficar sabendo o que pensamos acerca deles. Que saibam que que nós vos odiamos pois que são mentirosos, trapaceiros e trambiqueiros. A blogosfera está se movimentando, está se organizando em redes cibernéticas. É só uma questão de termpo darmos a cacetada final nos dinossauros da mídia que insistem em prejudicar Lula e o processo democrático brasileiro. Através de mentiras e arapucas armadas,tentam fazer com que o Geraldo, o candidato sem povo, seja eleito para governar este país. Por um simples capricho de uma elite cínica, burra e perversa.

terça-feira, 3 de outubro de 2006 23:41:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home