quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Dois belos livros grátis para download (04/10)

O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), oferece para download (grátis) "obras produzidas pelo CPDOC não disponíveis para venda, por estarem esgotadas ou por terem sido produzidas para distribuição restrita", segundo o centro. Acabam de sair dois novos e interessantes títulos, com depoimentos de militares que tiveram papéis-chave no regime de 1964.

Os anos de chumbo reúne, segundo o CPDOC, "depoimentos de militares que ocuparam, quase todos, posições-chave nos órgãos de informação e repressão durante o regime militar brasileiro". Ainda segundo a decrição do centro, "entre as questões abordadas pelos entrevistados, destacam-se as relativas à dinâmica da repressão, à responsabilidade dos chefes e às enormes dificuldades das Forças Armadas em oferecer uma versão socialmente aceita a respeito dessa 'guerra', feita e vencida, segundo dizem, em nome da pátria". Os autores de Os anos de chumbo são Maria Celina D'Araujo, Gláucio Ary Dillon Soares e Celso Castro. Atenção: o arquivo (.pdf) pesa 9,6 Megabytes.

Dos mesmos autores, A volta aos quartéis reúne, segundo o CPDOC, "depoimentos de chefes militares sobre o processo de abertura iniciado por Geisel e concluído por Fiqueiredo com a transmissão do governo a um presidente civil".
Ainda segundo a decrição do centro, "nesses depoimentos destacam-se as divergências irreconciliáveis entre os militares partidários da abertura e aqueles conhecidos como a 'linha dura'". Atenção: o arquivo (.pdf) pesa 9,3M.

Para baixar os arquivos é necessário apenas cadastrar-se gratuitamente no site do CPDOC.

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).
Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Eis seu ponto alto, as indicações de leitura. Ótimo !

Abs

Jarbas

domingo, 8 de outubro de 2006 15:23:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home