domingo, 17 de setembro de 2006

Obrigado a você (17/09)

Vou dividir com você minha alegria. Você sabe, este é um blog completamente pessoal, feito só com ferramentas disponíveis gratuitamente na web. Pois bem, arisco-me a dizer que atingimos a massa crítica, aquele ponto do índice de audiência na Internet em que um site passa a crescer de modo exponencial. O gráfico acima (clique nele para abrir uma janela e ampliá-lo) foi produzido com o Statscounter.com. Cada bolinha representa uma semana e a curva marca o número de visitantes únicos. O visitante único é uma medida indireta de quantos computadores (IPs) diferentes requisitaram uma página qualquer do seu site. O gráfico conta um pouco da história deste blog. Comecei a medir a audiência pelo Statscounter só em 11 de janeiro deste ano. Mas o Blog do Alon já engatinhava desde julho do ano passado, como um lugar onde eu armazenava as reportagens, artigos e análises que escrevia no Correio Braziliense (está tudo nos arquivos). A pré-história do blog acabou em 14 de fevereiro de 2006, quando tive a felicidade de dar o furo da primeira pesquisa (CNT-Sensus) que mostrava a retomada da liderança por Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial. Você pode ver no gráfico que aquele dia foi especial. Dois blogs colegas de grande audiência (Fernando Rodrigues e Josias de Souza) deram links para o Blog do Alon durante quase toda a manhã e o assunto mereceu até a manchete do UOL. Claro que nas semanas seguintes a audiência refluiu, até por causa do Carnaval, mas para um patamar bem acima dos índices da pré-história. Depois do Carnaval, ela voltou a subir e se estabilizou no nível alto em que estivera na semana do furo. Bem, em seguida veio a Copa do Mundo e não havia muita gente disposta a freqüentar blogs de política. Pelo menos não o meu. Mas a Copa do Mundo acabou e de lá para cá (seta) a audiência decolou. Eu faço este blog por pura diversão, mas é bom saber que você dá algum valor ao que se escreve aqui.

Clique aqui para assinar este blog (Blog do Alon).
Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

18 Comentários:

Blogger Ricardo disse...

Apesar de nem sempre concordar com suas análises, o parabenizo pelos resultados.

domingo, 17 de setembro de 2006 17:48:00 BRT  
Anonymous Marcus disse...

Embora já conhecesse o seu trabalho da Folha de S. Paulo, só fiquei sabendo do blog por causa do furo da pesquisa Sensus.

Desde então, estou sempre acompanhando, pois gosto muito de suas análises e apóio a sua política restritiva de comentários, o que dá a essa caixa um bom ambiente para debates, ao contrário do que acontece nos blogs do Josias e do Noblat.

Quero mais uma vez parabenizá-lo. Já indiquei certa vez o seu blog como o melhor blog de política do país. Sei que é uma contribuição limitada, mas faço questão de compartilhar a descoberta com os meus parcos leitores.

domingo, 17 de setembro de 2006 18:45:00 BRT  
Anonymous augusto disse...

Prezado Alon: Parabéns pela conquista que parece muito importante para você. Realmente, da minha parte, sempre procurei, de alguma forma, agregar valor com os meus comentários, principalmente, porque encontrei um espaço estimulante, sério e de alto nível. Faço votos que continue assim não deixando de lembrar, que nos tempos midiáticos que vivemos, a qualidade, essa sim, é o seu grande diferencial. Um abraço.

domingo, 17 de setembro de 2006 20:14:00 BRT  
Anonymous Alexandre Porto disse...

Não faltaram os números no gráfico?

domingo, 17 de setembro de 2006 20:15:00 BRT  
Blogger Alon Feuerwerker disse...

Os numeros sao segredo industrial...

domingo, 17 de setembro de 2006 20:17:00 BRT  
Anonymous Chico Amaro disse...

Alon, você é legal, torço para que seus índices aumentem, e possa passar a viver de blog, e atualizá-lo com mais frequência. Eu faço propaganda!
Abraço e boa sorte,

Chico Amaro.

domingo, 17 de setembro de 2006 20:46:00 BRT  
Anonymous Gei disse...

Parabéns, Alon.
Leio diariamente, por dever de ofício quase todos os blogs de política e posso dizer que visitar o seu, tão lúcido é um prazer.

domingo, 17 de setembro de 2006 20:48:00 BRT  
Anonymous jose carlos lima disse...

Que não entendam isso como preconceito contra os matogrossenses. Mas a verdade é que o Estado de Mato Grosso se transformou numa espécie de laboratório tucano de onde estão vindo coisas de tirar pica-pau do oco. É cada uma. E o pior de tudo é que tudo estava debaixo do tapete. Todos sabemos que todas estas máfias, de valerioduto, a vampiros e sanguessugas e etc e tal, operavam já na Era Tucana, leia-se FHC. Como disse a filósofa Marilena Chauí, o governo Lula cometeu o grande erro de não ter feito uma devassa no desgoverno FHC. Assim, esta quadrilhas tucanas teriam sido desbaratadas a tempo e, assim, evitado todos estes problemas que a mídia, muito sacanamente, tentou mostrar como sendo coisa do PT. Na verdade, a tucanalha está louca pra voltar ao poder. Por isso fazem de tudo, inclusive arapogagem, espionagem, tudo o que for possível para impedir a permanência de Lula no poder. Ocorre que, se 52 % dos ricos preferem o Geraldo, o povo quer Lula.Ninguém é louco prá querer de volta FHC

domingo, 17 de setembro de 2006 21:21:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Seu blog - e provavelmente o autor- tem mais consistência que outros blogs, já que você parece perder um bom tempo dando sua opinião sobre os assuntos em pauta, enquanto muitos outros só dão notinhas ou colam texto de outras fontes. Persista
JV

domingo, 17 de setembro de 2006 22:03:00 BRT  
Anonymous Marcos disse...

Existem alguns tesouros perdidos pela internet. Se me permite vou sugeri o Blog do Tão Gomes.
Como o do Alon, é um blog não contaminado por esse clima de guerra civil. Da para refletir um pouco.
Parabéns Alon. Com certeza já és uma referência para os blogueiros.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006 01:30:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Alon, aqui na terrinha do sol nascente este mes teremos um novo premier, na reta final um dos tres candidatos da situação que estão no poder fazem o sucessor. O país não para por nada, nem parece que vai ocorrer a mudança. E não acontece a coincidencia de mandatos, como aí que ao mesmo tempo tem ir votar em vários mandatos ao mesmo tempo. Se um é dificil a escolha que dirá nesses nomes todos ao mesmo tempo. Creio que seria um ponto de reflexão futura.
Yoshio - Japão

segunda-feira, 18 de setembro de 2006 01:50:00 BRT  
Anonymous Cesar Cardoso disse...

Só pra me juntar ao coro de parabenizações, Alon... É uma delícia ler seu blog. Análise de verdade, não o clima de "torcida organizada" que anda invadindo a grande maioria dos blogs sobre política.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006 09:36:00 BRT  
Anonymous jose carlos lima disse...

Publicado no meu blog http://abandon.zip.net

Você só pode se considerar artista quando, face à sua obra, a sociedade te reconhece como tal. Da mesma forma, só és blogueiro quando és reconhecido como tal. Face ao reconhecimento do Anão Corcunda, cujo comentário segue abaixo, agora sinto-me um blogueiro, embora amador, enfim, não sei de quase nada da blogosfera.

Eu gostaria de trocar idéias, quem sabe um congresso, um encontro para falarmos de coisas, por exemplo, sobre a rotina de um blogueiro. Seria um prazer imenso encontrar-me de verdade com o Anão Corcunda. É diferente o mundo real. Guardo boas lembranças de um encontro de amantes de vídeo trash. Até então eu nutria uma forte resistência contra o Zé do Caixão. Depois do encontro, compreendi sua obra e hoje o admiro enquanto pessoa. Isto ocorreu graças ao encontro real. O virtual deve ensejar sempre o real.

De forma real, gostaria de encontrar-me com os meus pares da blogosfera para falarmos, por exemplo, sobre a ética da blogosfera. Estamos submetidos a que regras, leis, ditames? Quais são nossos limites? Como lidar com nooso público? Até que ponto temos que ser assíduos sob pena de não deixarmos no leitor a sensação de que sumimos? Que ferramentas podemos usar para melhorar nossa exposição?

Até que ponto o dono do blog pode ser responsabilizado por comentários postados na sua caixa de comentários?

É conveniente deixar livre a postagem na caixa de comentários, como faz por exemplo Miguel do Rosário, blog http://oleododiabo.blogspot.com ?

É necessária uma triagem antes da publicação dos comentários de visitantes? Sei que é um risco deixar livre a postagem de comentários de visitantes, uma vez que o ser humano não é flor que se cheire. Geralmente usamos, de forma má ou abusiva, a nossa liberdade. O ser humano necessitamos de regras, limites.

Podem me xingar. Só não vou permitirei que algum leitor seja xingado. Isto aqui não é arena de circo. O blog do Josias de Sousa/Folha Online, por exemplo, virou uma zorra total, leitores xingando entre si, até o momento em que ele cancelou a livre postagem de textos na sua caixa de comentários. Quato a mim, por enquanto, vou deixar isso livre. Mesmo sabendo, de antemão, que posso ser responsabilizado por comentários que provoquem, por exemplo, danos morais ou de imagem a outrem. Vou correr este risco. Vou ver no que vai dar.

Volta e meia estou mudando o meu blg sem deixar pistas para meus leitores. Durante um mês este blog tinha como nome http://josecarloslima.zip.net De repente me deu vontade de deletar tudo. Após deletar todos os textos, mudei o nome para http://abandon.zip.net Fiz isso sem dar satisfação aos meu leitores, algo em torno de 300 acessos. Sofro desta coisa da interrupção, do abandono repentino. Portanto, não se surpreenda se eu desaparecer de vez sem deixar rasto. Acho-me tão estranho. Estou até fazendo terapia para parar. Parar num lugar. Ir até o fim. Sofro de ejaculação precoce. Vai ver que é isso. Ansiedade da brava. Ajude-me a ficar parado. Isto tem a ver com o gostar, não é? Não estou gostando do nome atual deste blog. Estou querendo mais uma vez mudar o nome do blog para "amigodoanaocorcunda" além do fato de que estou querendo criar um webloger. Tentei mas não consegui. Quanto ao nome "amigodoanaocorcunda" é que este blog nasceu assim. Não sei quem é a figura mas sinto-me uma espécie de filho do Anão Corcunda. Este nome me remete à idéia de uma coisa feia mas que, no entanto, isto não o impede de gostar e ser gostado. É isto que busco na minha vida.

A seguir, os votos de boa vinda do Anão Corcunda publicado na caixa de comentários do post "Máfias Tucanas."

[Anão Corcunda] [Rio de Janeiro]
Caro José Carlos, só hoje, após uns dias sem computador, consegui finalmente entrar em seu blog, como você havia me sugerido lá no Oléo do Diabo. Estou gostando bastante do que você tem publicado. Acho que é um trabalho fundamental este ao qual estamos nos propondo, no sentido de esclarecer as análises sobre as relações sóciopolíticas do país, num momento tão crucial como este. Quanto ao blog em si, eu concordo com você que ele ainda está meio truncado (às vezes não dá pra discernir entre texto e comentário), mas acho que todo blog (ou site em geral) tem seu tempo para se aperfeiçoar de acordo com o desejo de seu produtor. Nada fica pronto de uma hora para outra, num passe de mágica. Vou adicioná-lo à minha lista de preferências e espero passar por aqui com freqüência. Um grande abraço!

18/09/2006 01:24

segunda-feira, 18 de setembro de 2006 09:57:00 BRT  
Anonymous Fernando Trindade disse...

É com satisfação que tomo conhecimento do aumento da sua 'audiência'. Das muitas qualidades do seu blog destaco a objetividade das análises e o sangue frio do analista, 'ingredientes' difíceis de encontrar num momento em que se acirram as paixões e a temperatura sobe, mas fundamentais para que possamos entender o que se passa, independente dos nossos desejos e temores. At. Fernando Trindade

segunda-feira, 18 de setembro de 2006 12:24:00 BRT  
Anonymous Thiago Antonio disse...

Eu tento entrar no seu blog diariamente. Apenas em semanas de provas e trabalhos é que não costumo lê-lo.

Conheci o blog através de um link no blog: http://edu.guim.blog.uol.com.br/

quanto ao gráfico, está faltando os valores no eixo vertical.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006 12:32:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Parabéns Alon.

Este sucesso é apenas o início. O Blog o transformará numa referência nacional. Sua análise honesta e sem partidarismos mesquinhos será amplamente reconhecida.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006 12:47:00 BRT  
Anonymous joao disse...

po alon que isso cara. Eu, por exemplo, leio seu blog todo dia. Discordo de algumas coisas que você escreve e conclusões que chega. nem sempre me animo a comentar, pq depois nem sempre acho o comentário publicado, mas seu blog é hoje o principal de política. Ao lado do do Moreno. Os blogs do Fernando, Josias , Noblat etc são bons mas não são muito blogs. A linguagem e muito pouco pessoal ainda.
Parabens e mais sucesso para voce. Espero que um dia algum veículo patrocine voce apenas como blogueiro.

segunda-feira, 18 de setembro de 2006 15:26:00 BRT  
Anonymous rose disse...

Recentemente descobri seu blog e ele está entre nos meus favoritos.
Os blogs políticos costumam ser fonte de informação. Já vc, nos brinda com comentários que fogem da mesmice.
Parabéns!!!

quinta-feira, 21 de setembro de 2006 09:39:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home