quarta-feira, 6 de setembro de 2006

É o nordeste, estúpido! (06/09)

Alguns números do Datafolha sobre o nordeste e Minas Gerais (que tem um pé no nordeste):

nordeste

voto espontâneo em Lula: 62%
voto espontâneo em Alckmin: 8%
voto espontâneo em Heloísa Helena: 3%

voto estimulado em Lula: 69%
voto estimulado em Alckmin: 14%
voto estimulado em HH: 5%

voto válido em Lula: 78% (diferença de 56 pontos sobre os demais somados)
voto válido em Alckmin: 15%
voto válido em HH: 6%

rejeição de Lula: 12%
rejeição de Alckmin: 32%
rejeição de HH: 34%

MG

voto espontâneo em Lula: 40%
voto espontâneo em Alckmin: 15%
voto espontâneo em HH: 3%

voto estimulado em Lula: 54%
voto estimulado em Alckmin: 26%
voto estimulado em HH: 8%

voto válido em Lula: 59% (diferença de 18 pontos sobre os demais somados)
voto válido em Alckmin: 29%
voto válido em HH: 9%

rejeição de Lula: 24%
rejeição de Alckmin: 20%
rejeição de HH: 24%

Obs.: Antes que alguém fique bravo com o título, esclareço que o "estúpido" é uma referência, apenas, à clássica frase usada pelos marqueteiros na campanha de Bill Clinton à Presidência dos Estados Unidos em 1992.

Clique aqui para assinar este blog (Blog do Alon).
Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

7 Comentários:

Anonymous Cesar Cardoso disse...

Os números do Nordeste e de Minas mostram que a tática de Lula de passar por cima das lideranças regionais e de conversa direta com o povo pobre e as lideranças paroquiais funcionou maravilhosamente bem. Se não rendeu votos para o PT (e quem está preocupado com o PT?), neutralizou a oposição nesses estados - ninguém (Aécio, Tasso, ACM, Garibaldi Alves etc etc etc) se atreve a ir de peito aberto contra o presidente, ou então vai acabar na beira da estrada, como o Bornhausen.

quarta-feira, 6 de setembro de 2006 12:19:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Divertidos esses seus posts, Alon. Não seria mais correto dizer: é o bolsa-esmola, estúpido? Também divertida é a expressão, musculatura de Lula. Não seria mais correto dizer: rede Globo comprada? Será que se a Globo estivesse devendo agora o que devia ano passado, o Lula ganharia? Pobre país, que acredita em governo que dá esmolas e se deixa governar por ignorantes.

Pedro

quarta-feira, 6 de setembro de 2006 14:15:00 BRT  
Blogger Ricardo disse...

Lula conseguiu o feito de finalmente separar o Nordeste do Brasil. Parabéns - e depois diziam que a "direita" é que era separatista... Quer dizer, na verdade é, se considerarmos que a turma de Lula é Newtão, Amazonino, Calheiros, Sarney, a "quadrilha dos 40"...

quarta-feira, 6 de setembro de 2006 15:07:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Isto por que o Nordeste que vota não tem tanto acesso a Internet quantos os eleitores dos Sul/Sudeste. Se isto ocorresse, eles veriam a verdadeira face da direita calhorda que apóia Alquimin, com posiçoes racistas, que denigrem as pessoas de menor renda, tratando-os como verdadeiros mendigos. Aí, sim, a votação em Lula e nos candidatos a ele alinhados seria bem maior!!!

quarta-feira, 6 de setembro de 2006 16:49:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Eu sou apartidário, mesmo porque não enxergo, ainda, algum partido, na verdadeira concepção da palavra. Entretanto, isto não me faz ficar apático diante de tanta artimanha. O PSDB, ele mesmo, está fazendo vídeos, uns em seu nome, se lamentando de que o PT está falando mal do Governo de Minas, outros em nome do PT, justamente, com os desaforos do Partido dos Trabalhadores contra Aécio, para despertar a Ira do Governador contra LULA, em favor de Alkmin. Esqueceram-se que Aécio Neves, antes de tudo, é mineiro e como tal não dá murro em ponta de faca. Ele sabe, perfeitamente, que se Alkmim for eleito, em 2010, sem dúvida nenhuma o candidato do PSDB, será José Serra. Os caciques do PSDB, a todo custo, querem fazer os outros de idiota. Não duvidem, não, e Aécio sabe disso, em 2010 quando Serra sair Candidato pelo PSDB, Aécio será o candidato de Lula. Não sou nenhum Nostradamus, nem é necessário ser, nem tenho o dom das pitonisas, das sibilas! Quem viver, verá!
Um abraço!
Emmanoel

quarta-feira, 6 de setembro de 2006 23:24:00 BRT  
Anonymous Eduardo disse...

Alon, achei q o título do post foi um tanto discriminatório para os mineiros...Minas não está com um pé do Nordeste(nada contra a população que mais batalha nesse país pra conseguir um pão!), mas MG sempre foi considerada do Sudeste, só porque os votos da população mineira quase se igualam com a da Nordestina, não quer dizer que o estado seja nordestino...

quinta-feira, 7 de setembro de 2006 15:16:00 BRT  
Blogger Alon Feuerwerker disse...

Caro Eduardo: Montes Claros, Vale do Jequitinhonha, Sudene. Minas tem tudo a ver com o nordeste. Abraço.

quinta-feira, 7 de setembro de 2006 17:11:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home