quinta-feira, 28 de setembro de 2006

"Love Lula if you're poor, worry if you're not" (28/09)

"Se você é pobre, ame Lula; se não é, preocupe-se" é o título da reportagem de capa da The Economist sobre a eleição brasileira. Clique aqui para ler.

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).
Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

10 Comentários:

Anonymous evelin medeiros lisboa- evelin@unisystem.com.br disse...

Porque infelizmente é esta analogia que a midia brasileira, esta fazendo em cima da campanha do candidato Lula, quem só vota nele é pobre, preto e nordestino, faltou estes dois ultimos na reportagem. Como pobreza fosse sinonimo de burrice. É uma falta de ética gigantesca e mostra uma midia preconceituosa e manipuladora.
Engraçado em 2002,esta mesma midia, mostrou reportagens da elite votando no Lula, como se fosse chique votar em um candidato de esquerda, agora só quem vota nele é ignorante.Infelizmente status social virou sinonimo de inteligencia.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006 17:16:00 BRT  
Blogger Angelo da C.I.A. disse...

O ruim é saber o que é e o que não é pobre no Brasil. Sei lá, se o cara ganha R$1100,00 já chamam de classe média, um absurdo!!!

O que eu sei é o seguinte: Eu não conheço uma pessoa no meu ambiente de trabalho que vote em Lula. E no grupo de amigos e parentes, somente quem é petista militante vota nele. Agora, quando eu ando em ônibus circular ou na travessia de barca Santos-Guarujá, ali eu encontro uma boa parte de Lulistas.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006 17:59:00 BRT  
Blogger Ricardo disse...

A Evelin, pelo jeito, é que é a preconceituosa. Primeiro, falou que "acham que preto, pobre e nordestino é quem vota em Lula". Até onde sei, não se trata de preconceito, mas de dados das pesquisas. Ou então chamemos o DataFolha de preconceituoso.
Logo em seguida, diz que burrice não é sinônimo de pobreza (no que concordo). Mas no final, confunde tudo: liga pobre a ignorância, classe social à educação!!! Que horror! Deve ser a tal falta de ética. Façamos assim: quando pessoas com baixo nível de instrução (que, até onde sei, continuam onde estão, já que o analfabetismo e o trabalho infantil piorou com Lula) votam em um candidato que os mantém ignorantes, mas com 50 reais no bolso, eles são povo. O resto, ou seja, quem sabe que não existe almoço grátis e aprendeu que Lula mentiu a vida toda sobre o que faria no governo, falta com a ética (será que a leitora sabe o que é ética?).

quinta-feira, 28 de setembro de 2006 18:12:00 BRT  
Anonymous Pedro disse...

Lula não irá ao debate

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparecerá nesta noite (28) ao comício de encerramento de sua campanha, em São Bernardo do Campo (SP), e não ao debate ao vivo com os demais candidatos presidenciais. A informação, de fonte do Palácio do Planalto, põe fim a dois dias de suspense sobre o comparecimento ou não do presidente, que seria o primeiro nesta campanha eleitoral.


www.vermelho.org.br

quinta-feira, 28 de setembro de 2006 18:36:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Eu acho que Lula erra se não for. Isso pode levar a TV Globo a sair da posição equilibrada e equidistante que a emissora mantém desde o início do campanha. Eventualmente, pode estimular os telejornais da casa a se transformarem em palanques para Alckmin e Heloísa, coisa que não aconteceu até agora. Esse erro de Lula pode levar a Globo a martelar incessantemente o caso do dossiê, veiculando inclusive ataques de outros candidatos a Lula sem abrir espaço ao outro lado. Isso também não aconteceu até agora. Enfim, acho que a Globo não merecia isso, depois da trajetória correta que percorreu ao longo desse primeiro turno.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006 18:42:00 BRT  
Blogger personaraujo disse...

a tese de 'luta de classes' nas eleições 2006 não pára em pé diante de uma análise das pesquisas. está mais do que claro que o que ocorre é uma divisão regional.

Vai dizer que fora do Nordeste existem 50%, 55% do que se poderia chamar de 'elite'?? Não mesmo!

Vai dizer que 70% (o índice de 'Lulla' nas pesquisas cá no NE - escrevo da Bahia) da população nordestina é dependente do Bolsa Família?? Não mesmo. Fosse assim e estaríamos numa região cataclísmica!

Sinceramente, essa tese (a de luta de classes) é muito, muito rasteira. E injusta com pobres e ricos. Bancarei a 'Pollyana': digo que há uma maioria dos eleitores que votam com alguma consciência do que quer e que isso vai além da manutenção de assistencialismos.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006 18:50:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Esse post de quem se assina "anonymous" e fala sobre a imparcialidade da Globo só pode ser ironia, ou o tal anonymous vem de outro planeta, sei lá. E a Economist demonstra não entender nada da sociedade brasileira e apenas digerir o que diz a grande imprensa brasileira.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006 18:52:00 BRT  
Anonymous Cesar Cardoso disse...

É que a Economist merece respeito, já que é a última instituição liberal (e não neoliberal) do mundo.

Mas o que parece propaganda do Aécio, parece.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006 21:07:00 BRT  
Anonymous Marcos disse...

Alon, sei que gosta de pesquisa. Aqui vai uma que encontrei no blog do Ilimar Franco:
http://oglobo.globo.com/blogs/ilimar/
Relaciona os votos de Lula com o crescimento do emprego.

quinta-feira, 28 de setembro de 2006 22:02:00 BRT  
Anonymous Evelin Medeiros Lisboa- evelin@unisystem.com.br disse...

RICARDO
Primeiro nao sou preconceituosa, mas nao estou aqui para falar de mim, estou falando da imprensa manipuladora e de teses equivocadas sobre quem vota no Lula. Como se fossem miseraveis,manipulados e burros, sao teses equivocadas, porque nao me limito a ler apenas o data folha, se voce ler o voxpopuli da carta capital,por exemplo,notará quem em margem nacional,Lula e Alckimin, estão muito proximos em intenções de votos, nos eleitores com mais de 10 salarios minimos.Infelizmente a midia e pessoas como voce, estão desmoralizando o Nordeste que tem um valor historico e cultural gigantesco, fazendo analogia que é um povo burro só porque vota no Lula.

sexta-feira, 29 de setembro de 2006 10:40:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home