quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Um assunto que não será discutido na eleição (31/08)

Um assunto que não será discutido na eleição -e que está na raiz do debate sobre a capacidade financeira de investimento do Estado brasileiro e, portanto, do crescimento da economia- é a qualidade dos gastos sociais no Brasil. Clique aqui para ler um estudo do Ministério do Planejamento sob o título Comparação Internacional de Gastos Governamentais em Saúde, Educação e Previdência. O trabalho se dispõe a discutir afirmações como:

i) O Brasil gasta três vezes mais que a China per capita na área de saúde, mas tem indicadores semelhantes de mortalidade infantil e expectativa de vida;
ii) o Brasil gasta mais do que a Coréia do Sul em ensino universitário, no entanto a proporção de jovens brasileiros matriculados na universidade é de 18%, enquanto que a de sul-coreanos é de 82%;
iii) os gastos previdenciários equivalem a 11% do PIB no Brasil e a 6% do PIB nos Estados Unidos, sendo que a proporção da população norte-americana acima dos 60 anos (16% da população total) é o dobro da brasileira (8% da população total).

Por que o tema não será discutido na eleição? Porque Luiz Inácio Lula da Silva não quer bulir com sua base social e política, enquanto a base social e política de Geraldo Alckmin aceita que ele diga qualquer coisa (até que vai estatizar os bancos e tabelar os juros) se isso contribuir para derrotar Lula e o PT.

Clique aqui para assinar este blog (Blog do Alon).
Para mandar um email ao editor do blog, clique aqui.
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

2 Comentários:

Anonymous Carlos disse...

Não entendo porque. A midia fornece diariamente fortes argumentos para combater a ineficiencia, incompetencia, corrupação e outros males do governo Lula, mas os responsaveis pela campanha do Geraldo insistem em manter este discurso inteligivel para a grande massa de eleitores analfabetos e semi-alfabetizado que votarão em Lula.Que fala na mesma lingua deles.

quinta-feira, 31 de agosto de 2006 23:24:00 BRT  
Anonymous Veriz disse...

carlos quis dizer ininteligível....
e os males são apenas do governo Lula? Isso é ingenuidade ou hipocrisia?

sexta-feira, 1 de setembro de 2006 23:28:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home