sexta-feira, 21 de julho de 2006

Polêmicas históricas (I): O bombardeio de Dresden (fevereiro de 1945) foi ou não um crime de guerra? (21/07)

Em fevereiro de 1945, a Alemanha de Hitler já estava quase batida, mas ainda tinha forças para causar perdas aos inimigos. Naquele mês, os aliados executaram uma das ações mais controversas da guerra: o bombardeio de Dresden. Em torno de 30 mil alemães perderam a vida. O bombardeio de Dresden foi ou não um crime de guerra? Para entender a polêmica, clique aqui e leia a página especial da Wikipedia sobre o assunto. Na foto (clique para ampliar), o retrato clássico da cidade destruída pelas milhares de toneladas de bombas incendiárias britânicas e americanas.

Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

6 Comentários:

Anonymous Richard Lins disse...

Pra vc não dizer que ninguém fez um comentário, faço o meu:
em 1940, a cidade de Londres foi bombardeada indiscriminadamente pela aviação nazista. Por "indiscriminadamente" me refiro ao fato de não haver um alvo específico no solo, apenas a cidade como um todo. Não foi um erro, ou um efeito colateral como dizem os americanos, era proposital e os ingleses entenderam assim. Dali em diante, varrer cidades do mapa passou à ser uma estratégia legítima ainda não substituída por outra menos grotesca.

terça-feira, 25 de julho de 2006 17:55:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

dresden foi tres vezes pior que hiroshima e blá, blá, blá... no entanto nao se fala disso

quinta-feira, 19 de junho de 2008 17:58:00 BRT  
Anonymous Thaís disse...

A Alemanha perdeu a guerra, quem é que vai lembrar das cidades destruídas?
O Japão se "aliou" aos EUA, claro que vai ser comentado sobre as bombas. O que não deixa de ter sido ruim.
Estranho não, Dresden e Hiroshima não eram cidades que poderiam ser consideradas 'perigosas', mas todos lembrar da Alemanha como o 'vilão' da segunda guerra.

segunda-feira, 23 de março de 2009 07:13:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Se não covarde , qual então o nome que se pode dar ao ataque de Dresden?????

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010 20:39:00 BRST  
Anonymous Anônimo disse...

engraçado que so falamos agora das coisas ruins feitas pelos aliados, mas e as 20 millhoes de pessoas russas que foram mortas pelos alemaes, os 6 milhoes de judeus que morreram nos campos de concentracao, e as cidades de londres que foram bombardeadas varias vezes pelos alemaes, ninguem mais lembra disso, so chegar um dia e alguem dizer que os nazistas eram os mocinhos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010 10:45:00 BRT  
Blogger Alfredo disse...

A tecnologia do morticínio atingiu uma terrível eficiência através do bombardeio de extermínio utilizando de bombas de fragmentação, bastões incendiários, minas aéreas e de tempo, contra uma população civil não-combatente, "Coventrizando" mais de mil cidades históricas (escolhidas entre as mais inflamáveis), sem interesse estratégico, transformando vidas, arte e história em cinzas e escombros, em prol do "bombardeio moral", sentimento este inesistente no Comando de Bombardeio aliado.

domingo, 19 de setembro de 2010 11:12:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home