sexta-feira, 9 de junho de 2006

Notícias importantes (09/06)

Algumas notícias importantes na sinopse de imprensa que a Consultoria Tendências mandou hoje aos seus clientes:

IPCA FICA ABAIXO DA META PELA 1ª VEZ DESDE 2000 - O IPCA de maio, medido pelo IBGE, ficou em 0,10%, ante 0,21% em abril. O recuo ocorreu devido à forte queda no preço do álcool (11,06%). Em 12 meses, a inflação acumulou alta de 4,23%, abaixo da meta central de 4,5% definida pelo Banco Central para este ano. A coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, avaliou que a tendência é que o indicador prossiga na convergência para taxas menores ao longo do ano. Se as previsões de cumprimento da meta forem realizadas em 2006, será a segunda vez que isso ocorre no País. A inflação acumulada em 12 meses não ficava abaixo da meta central desde novembro de 2000.

INDÚSTRIA PAULISTA CRIA 15 MIL NOVAS VAGAS EM MAIO - O nível de emprego na indústria paulista subiu 0,70% em maio em relação a abril, sem ajuste sazonal, com a criação de 15 mil postos de trabalho. Em comparação com maio do ano passado, também sem ajuste sazonal, houve alta de 3,6% - 74 mil novos empregos. O desempenho do mês passado ficou bem abaixo do de abril, quando a oscilação foi de 1,92% e 40 mil novas vagas foram criadas. Apesar do resultado mais fraco, a Fiesp manteve a projeção de crescimento de 4% para o emprego industrial ao longo do ano. “A alta de 0,70% é claramente positiva, porém modesta, para o que estávamos esperando”, disse o diretor do Departamento de Pesquisas Econômicas da Fiesp, Paulo Francini. Ele salientou que as condições para crescimento do consumo persistem, com rendimentos em expansão, aumento do crédito, o novo salário mínimo, a elevação dos gastos públicos e a ampliação dos investimentos públicos.

ATÉ STÉDILE CONDENA DEPREDAÇÃO DA CÂMARA - O coordenador nacional do Movimento dos Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile, engrossou ontem as críticas aos atos de vandalismo praticados por integrantes do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST) na Câmara. "O MLST se equivocou com o ato porque os nossos inimigos são o latifúndio, os bancos e as empresas transacionais. Os deputados e a Câmara devem ser nossos aliados”, disse Stédile. O líder do MST fez a declaração na 5ª Jornada de Agroecologia que acontece até amanhã em Cascavel (PR). Menores que acompanharam pais, irmãos e tios na invasão à Câmara dizem estar arrependidos. Recolhidos em uma instituição para menores em situação de risco desde a madrugada de ontem, os 29 jovens, com idade entre 12 e 17 anos, aguardam a liberação de seus parentes para deixar o centro.

EUA REVÊEM PARA CIMA EXPANSÃO DO PIB - O governo americano revisou de 3,4% para 3,6% a previsão de expansão do PIB entre o quarto trimestre de 2005 e o quarto trimestre deste ano, sem especificar o porquê. Em 2005, a economia dos Estados Unidos cresceu 3,2%. Apesar da alta dos preços da energia, a Casa Branca também espera bons desempenhos em 2007 e 2008, com o PIB crescendo 3,3% e 3,2%, respectivamente. Ao mesmo tempo, o governo previu a melhoria do mercado de trabalho, com uma queda da taxa de desemprego dos atuais 5,1% para 4,7% ao longo de 2006, ante os 5% previstos anteriormente. Para a Casa Branca, o desemprego deverá ficar em 4,8% em 2007 e em 4,9% em 2008, contra os 5% esperados para os dois anos na projeção anterior.

ABBAS MARCA PARA 31 DE JULHO O REFERENDO SOBRE CRIAÇÃO DO ESTADO PALESTINO - O Hamas tem até amanhã para concordar com o "Plano dos Prisioneiros", que propõe a criação de um Estado palestino nas fronteiras anteriores a 1967 e reconhece implicitamente Israel. Caso contrário, o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmud Abbas, realizará, em 31 de julho, um referendo sobre a proposta. O plano foi elaborado por palestinos detidos em Israel, entre eles membros do Hamas e da Jihad Islâmica. Para o primeiro-ministro palestino e dirigente do Hamas, Ismail Hanieyeh, a vitória eleitoral do grupo mostra a aprovação de suas diretrizes sobre a questão, portanto, a consulta é "desnecessária".


Clique aqui para assinar gratuitamente este blog (Blog do Alon).
Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

2 Comentários:

Anonymous augusto disse...

Prezado Alon:
É incrível, mas, veja como O Globo destacou, em sua página 34, o aumento do número de vagas em SP acima citado: "Número de vagas abertas na indústria paulista teve queda mês passado". Além do título, o texto vem acompanhado de uma ilustração com o seguinte título: "Freio no Emprego". Isso é Brasil...

sexta-feira, 9 de junho de 2006 13:04:00 BRT  
Blogger pico disse...

Caro Alon,
Não recebeu o devido espaço na mídia o estudo realizado em parceria pelo Centro de Políticas Sociais da FGV e o International Poverty Centre, instituição ligada a ONU. Por este estudo, os programas de transferência de renda como o Bolsa-Família e os benefícios da Previdência proporcionaram, nos dez últimos anos, o paradoxo de melhorar a desigualdade com baixo crescimento econômico. Só no ano de 2004, a renda dos mais pobres subiu 14,1%, enquanto que a dos ricos aumentou 3,56%. Depois ninguém sabe porque o Lula está na frente do Alckimin. Se continuar assim, inflação caindo, crescimento com redistribuição de renda e conseqüente redução do desemprego e aumento da massa salarial, o processo eleitoral vai ficar mais monótono que o jogo do Brasil X Nova Zelândia.
Pico

sexta-feira, 9 de junho de 2006 16:23:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home