segunda-feira, 1 de maio de 2006

Choque político de classes no México (01/05)

Pamela Starr, analista do Eurasia Group, esteve recentemente no México para colher informações sobre a eleição presidencial naquele país. Revezam-se na liderança o ex-prefeito da capital Andrés Manuel López Obrador (Partido Revolucionário Democrático, PRD, esquerda) e Felipe de Jesús Calderón Hinojosa (Partido de Ação Nacional, PAN, centro-direita, do atual presidente Vicente Fox). Algumas impressões de Pamela:

"Uma das mais chocantes descobertas de minha recente visita ao México foi o medo e a visão deformada que os PANistas têm de López Obrador e o mesmo fenômeno nos PRDistas em relação a Calderón. O PAN realmente acredita que Obrador é um esquerdista radical cujas políticas poderiam ameaçar a estabilidade econômica e o crescimento, restabelecer práticas autoritárias e aliar o México a Hugo Chávez. Para muitos, essa campanha é uma "guerra" contra um potencial desastre eleitoral para a nação. Do outro lado, os apoiadores de López Obrador acreditam que os recentes ataques ao seu candidato são parte de uma estratégia maior para desqualificar suas aspirações presidenciais e, portanto, proteger o poder e os privilégios da elite mexicana tradicional. Os simpatizantes de Obrador estão convencidos, por exemplo, de que o resultado de uma pesquisa recente com Calderón na liderança e a disseminação de publicidade declarando-o vitorioso foram arranjados com a cumplicidade da Televisa. Acreditam ainda que Calderón é um neo-liberal radical que irá privatizar a Telmex".

Soou familiar? Preparem-se, que outubro vem aí.

Clique aqui para assinar este blog (Blog do Alon). Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

2 Comentários:

Anonymous Augusto disse...

Prezado Alon:
O México está, cada vez mais, parecido com o Brasil. Só falta ganhar a Copa do Mundo... Um abraço.

segunda-feira, 1 de maio de 2006 17:09:00 BRT  
Anonymous Anônimo disse...

Ué, a Telmex já não é privatizada? Não
é o Slim que é dono dela e comprou recentemente a Embratel?

terça-feira, 2 de maio de 2006 15:42:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home