segunda-feira, 24 de abril de 2006

Uma dúvida sobre a candidatura do PMDB (24/04)

O senso comum diz que uma candidatura presidencial do PMDB interessaria mais a Geraldo Alckmin do que a Luiz Inácio Lula da Silva, pois aumentaria as chances de a eleição ser decidida só no segundo turno. É isso que leva os governistas a olharem de lado para as pretensões de Anthony Garotinho e, agora, Itamar Franco. Mas há gente do governo que pensa diferente. Nos estados, o PMDB tende mais a alianças com o PSDB do que com o PT. Por esse ângulo, uma candidatura peemedebista ao Planalto inibiria a aproximação regional com os tucanos. Melhor ainda se o candidato fosse Itamar, aliança certa com Lula num eventual segundo turno contra Alckmin. Mas há um risco: Itamar ir ele próprio ao segundo turno e unir em torno de si todas as forças políticas antipetistas. Garotinho teria mais dificuldades para conseguir essa união. O cenário de Itamar na reta final consegue assustar gente importante dos dois lados, do governo e da oposição.

Clique aqui para assinar este blog (Blog do Alon). Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Alon
Se eu fosse petista, estaria torcendo para o Garotinho ser o candidato. Parece ser uma contradição, pois Garotinho retira votos de Lula. Mas penso que não.
Garotinho saindo candidato impede as alianças formais com o PSDB. Por outro lado, a GLOBO tem ódio mortal pelo candidato e vai impedir o seu crescimento a todo custo.
Ontem nós já vimos isso, quando O Globo foi atrás dos doadores de recursos. É claro que o PMDB não é Receita Federal e não pode atestar a regularidade fiscal dos doadores. Mas a matéria foi ao ar e deu a conotação da "recursos escusos do Garotinho". Não importa se a informação estava pública, na Internet. O importante é detonar o Garotinho...
Por isso, penso que se o Garotinho sair candidato e crescer nas pesquisas, tanto melhor para Lula.
Pois Lula passaria a ter apoio indireto da Globo ou ser alvo secundário, em vez de ser bombardeado pela mesma emissora para favorecer Alckmin.
Confuso ? Penso que não...

quarta-feira, 26 de abril de 2006 16:02:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home