domingo, 16 de abril de 2006

Um texto que não dá para não ler (16/04)

Um texto imperdível na Folha de S.Paulo de hoje é Cidades Inimigas, de Ferreira Gullar, na Ilustrada. Transcrevo um trecho:

"Houve , em certa época da história, duas cidades com características muito distintas: Xinyuan, cuja história milenar atravessava impérios e dinastias, e Newland, que praticamente não tinha história. Enquanto sobre esta o passado não pesava, Xinyuan, pelo contrário, mal conseguia seguir em frente tamanho era o peso das tradições e dos privilégios herdados pelos descendentes dos antigos imperadores.Mas, diga-se a verdade, não foi apenas por essa diferença de idade e de origem que elas se tornaram inimigas, mesmo porque isso só se deu mais recentemente em razão das drásticas mudanças ocorridas em Xinyuan e que fizeram dela um exemplo perigoso para a sua vizinha.Tudo começou quando um jovem professor de teologia, de nome Fuen Li, deu de pregar a substituição do antigo sistema de poder por um governo popular identificado com as necessidades da grande maioria do povo. As idéias de Fuen Li, propagadas inicialmente de boca em boca, depois em folhas volantes de papel de arroz, terminaram por incendiar a imaginação dos jovens de classe média e da intelectualidade, há muito inconformados com a brutal desigualdade que imperava em Xinyuan. A pregação de Li prometia a divisão igualitária das riquezas e a instituição de um regime em que os trabalhadores governariam a cidade. Com o apoio dos camponeses e dos operários, deflagrou-se a luta encarniçada que culminou com o fim das oligarquias. Iniciou-se, assim, uma nova etapa na história de Xinyuan: a troca do governo dos ricos pelo governo dos pobres. Foi a partir daí que a velha cidade se tornou uma ameaça para a sua jovem vizinha, onde os ricos sempre detiveram o poder."

Clique aqui para lê-lo na íntegra.

Clique aqui para assinar este blog (Blog do Alon).

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Um texto imperdível na Folha de S.Paulo de hoje é Cidades Inimigas, de Ferreira Gullar, na Ilustrada. Transcrevo um trecho:

IMPERDÍVEL SÓ PARA ASSINANTES UOL.
PÔ ALON FEUERWERKER,ASSIM NÃO DÁ, ASSIM NÃO PODE SER.
COMO NÃO SOU ASSINANTE, VOU FICAR SÓ COM O TEU TRECHO, OU NÃO????
AGORA DE UM JEITO.
OU A UOL LIBERA O ACESSO OU VOCÊ PUBLICA TODO O TEXTO.
ABRAÇO
DE UM LEITOR AMIGO
LAÉRCIO DE ARAÚJO

segunda-feira, 17 de abril de 2006 21:49:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home