domingo, 30 de abril de 2006

Publique-se! (30/04)

A Folha Online publica hoje entrevista de Sérgio Dávila com Edward Wasserman, do departamento de jornalismo e comunicação de massa da universidade Washington and Lee, em Lexington, na Virgínia (EUA). Diz o repórter que, segundo o especialista em ética jornalística, "a imprensa tem a obrigação de conseguir e publicar informações que são relevantes para o público. Tribunais e autoridades que cuidem melhor de sigilos protegidos pela lei: a função e os interesses da imprensa são outros".
O assunto já havia sido tratado aqui neste blog em O jornalismo de torcida e A Revolução dos Bichos, em 18 de março, sobre o mesmo acontecimento abordado por Dávila com Wasserman: o fato de a revista Época ter publicado os dados bancários de Francenildo Costa. A revista foi atacada por outros veículos como se tivesse algo a ver com a quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro.
Um bom assunto para a avaliação do trabalho da imprensa na crise.
Como diz o ditado, padaria só deve vender fiado no dia em que banco fizer pãozinho. Imprensa é para publicar. Eventuais crimes relacionados à obtenção da informação devem ser investigados pela polícia. Jornalista e policial são duas profissões distintas. De vez em quando as pessoas se esquecem disso.

Clique aqui para assinar este blog (Blog do Alon). Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home