sábado, 29 de abril de 2006

O que mudou no PT (29/04)

Carlos Alberto Parreira já disse um dia que o gol é só um detalhe no futebol. Mas é o que decide. Em geral, a verdade e a sabedoria, assim como seus antípodas, moram nos detalhes.
O PT está reunido em Sâo Paulo no seu 13º Encontro Nacional. A reunião pode ser acompanhada pelo site www.pt.org.br. O que mais vai fazer barulho é o debate sobre as alianças com partidos que não são de esquerda. Esse é um problema para o PT desde a fundação.
Mas, onde está o detalhe? Está na escassez de posições programáticas distintas dentro do partido. Até este encontro, os petistas adoravam fragmentar-se em pelo menos uma dezena de plataformas, em inesgotáveis votações para medir a situação de forças na legenda.
Quem entrar na página das propostas em debate para o 13º Encontro Nacional do PT vai encontrar só duas posições: a oficial (dividida em dois textos) e uma do grupo trotsquista O Trabalho, que na última eleição interna não reuniu nem 2% dos votos dos filiados.
Sinal dos tempos. A adversidade educa. O PT vai deixando se ser um partido de tendências, talvez assustado com a ferocidade dos adversários. Quem diria que um dia PSDB e PFL dariam essa mãozinha ao partido de Luiz Inácio Lula da Silva?

Clique aqui para assinar este blog (Blog do Alon). Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

1 Comentários:

Anonymous Marcos disse...

Na realidade só existe uma alternativa para o PT. A reeleição de Lula e torcer para que o segundo mandato seja espetacular. Se o segundo mandato de Lula, caso ocorra, for bem avaliado, o partido tera chances de voltar a se uma força nos Estados. O que parece claro , é que a oposição mesmo que perca a eleição presidencial deste ano, já conseguiu desmontar a imagem do PT de maneira definitiva. Não dá mais para o partido agir como antes. O que convenhamos, é muito bom para o pais. O que o PT fazia, é papel da imprensa e naõ de partidos que necessitam de apoio para aprovar projetos quando estão no poder. Esta crise politica que quase resultou em golpe, tem relação direta com o passado do PT. O PT a la Heloisa Helena felizmente foi varrido do mapa. Espero que o PT tenha sabedoria para abrir espaço para as oposições de agora em diante.

domingo, 30 de abril de 2006 01:12:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home