quarta-feira, 5 de abril de 2006

Humala lidera, mas ainda perde no segundo turno (05/04)

O primeiro turno da eleição peruana é domingo. Os números:

Ollanta Humala (nacionalista) 31%, Lourdes Flores (centro-direita) 27% e Alan García (centro-esquerda) 20%.

Os cenários de segundo turno:

Lourdes Flores 55% - Ollanta Humala 45%
Lourdes Flores 59% - Alan García 41%
Ollanta Humala 51% - Alan García 49%

Clique aqui para ler mais.

Fonte: Instituto de Opinión Pública de la Pontificia Universidad Católica del Perú. Metodologia: Entrevistas com 1.945 peruanos em 19 províncias, de 24 a 26 de março. Margem de erro de 3,1%.

Clique aqui para assinar este blog

Para inserir um comentário, clique sobre a palavra "comentários", abaixo.

1 Comentários:

Blogger Paulo C disse...

Claro que, como no recente caso da Bolívia, estas pesquisas tem que ser lidas com duas ou três sacas de sal. Todas as pesquisas eleitorais, inclusive e inexplicavelmente a de boca-de-urna, previram uma vitória apertada e minoritária de Morales no primeiro turno (e a consequente eleição via Congresso). Nenhuma previu a esmagadora vitória que acabou ocorrendo.

Não que não possa ser esta a expressão da verdade atual no Peru, mas eu sempre tenho a impressão que estas pesquuisas trazem embutida uma preferência não explicitada por um certo "establishment" (especialmente em democracias mais frágeis). Antes do TSE apertar o cerco, pesquisas "sob medida" eram bastante comuns no Brasil também (se me lembro bem, sempre tinha uma pesquisa na véspera da eleição que dava a vitória ao Maluf - mesmo quando ele nem passava ao segundo turno).

quarta-feira, 5 de abril de 2006 13:42:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home