sexta-feira, 31 de março de 2006

Uma reportagem equilibrada sobre a Venezuela no NYT (31/03)

Há venezuelanos da oposição que já compreenderam: se quiserem tirar Hugo Chávez da Presidência, que tentem derrotá-lo no voto. Leia a reportagem completa no The New York Times.

Clique aqui para assinar este blog

1 Comentários:

Anonymous Flavio Lopes disse...

Caro Alan,

Considero a sua análise bastante lúcida e dela só discordo num pequeno ponto, quando você diz que "O problema de Jango foi ter dado ouvidos aos que pediam as reformas “na lei ou na marra”".
Não creio que este tenha sido o problema de Jango mas sim que o golpe estava predestinado, decidido "em Roma", tanto assim que foi um golpe em cadeia e praticamente toda a América do Sul foi tomada por ditaduras militares, com assistência técnica, inclusive para a prática da tortura dita científica, todo mundo sabe de quem.
Continuo vendo o perigo de golpe, pois a direita, pelo menos a brasileira, é, sempre foi e sempre será golpista, como a história demonstra.
No caso, com a recuperação eleitoral de Lula, vejo a direita (sim, os tucanos são direitistas e golpistas, sim!) disposta a partir pro tudo ou nada e, como no caso de Jango, não pelos erros (enormes, diga-se de passagem) cometidos pelo PT e por Lula mas, sim, pelos seus pouquíssimos e raquíticos acertos.
Quem se lembra das campanhas, capitaneadas por Lacerda, contra Vargas, Juscelino e Jango não pode deixar de notar que a história se repete, como farsa, tal qual em Luiz Bonaparte, e registrar a extranha coincidência na campanha pela desqualificação ética e política de Lula.
Quando vejo, egressos da ditadura, gente que pulou do barco quando o mesmo fazia água, fazendo catilinárias contra "o autoritarismo do PT", gente que apesar da sua riqueza antiga, "enricou" ainda mais na "privataria" tucana, falando em ética e, principalmente, gente que sempre inchou os quadros públicos com os seus apaniguados e coligados políticos, falando em "choque de gestão", eu temo e tremo, pensando que os meus netos irão passar pelos mesmos fantasmas que eu enfrentei nas décadas de 50 a 80.

sexta-feira, 31 de março de 2006 19:49:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home