domingo, 26 de março de 2006

O partido de Lincoln quer voltar a ser o partido dos negros (26/03)

Nas últimas décadas, o Partido Democrata vêm tendo quase o monopólio do voto negro (afican-american) no Estados Unidos. Mas quem acabou com a escravidão americana foi um presidente republicano, Abraham Lincoln (na foto, clique para ampliar). Seu gesto desencadeou a Guerra de Secessão. Um século e meio depois, o Partido Republicano lança-se novamente na busca do voto e do apoio dos negros. Clique aqui para ler, na revista do The New York Times, "Por que Michael Steele é um candidato republicano?", de Michael Sokolove.

Clique aqui para assinar este blog

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Alon, desculpe se estou me precipitando, mas se for verificar acabarei não escrevendo. Pelo que sei, Lincoln, embora contrário à escravidão, não determinou seu fim para não provocar a separação dos estados escravistas, e preservar a União era sua máxima preocupação. Como diz o trecho da Wikipedia citado por você, Lincoln só decretou a abolição após o início da guerra e só nos estados que se separaram.
Se estou enganado, por favor releve. Se não, espero ter sido útil.
Abraço
Marco (meu e-mail é manp@uol.com.br, mas, se for possível, gostaria de não aparecer no blog; este é apenas um comentário para ajudar)

segunda-feira, 27 de março de 2006 16:56:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home