quarta-feira, 22 de março de 2006

ETA abandona a luta armada (22/03)

O grupo separatista basco ETA (Euskadi Ta Askatasuna, Pátria Basca e Liberdade em basco) anunciou um cessar-fogo permanente. O anúncio foi feito em um comunicado enviado à TV pública basca (EITB). Clique aqui para ver o vídeo. No comunicado, a organização afirma que pretende "impulsionar um processo democrático (...) para construir um novo marco em que sejam reconhecidos os direitos que, como povo, nos correspondem". Clique na imagem para acompanhar a cobertura em tempo real do jornal espanhol El Mundo.
Desde que chegou ao poder, em 2004, o governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero dá passos para estabelecer um diálogo que leve ao fim das atividades terroristas da ETA. A primeira reação do governo espanhol foi cautelosa. ""Unia-nos o espanto diante do horror. Confio que agora nos una a esperança", disse Zapatero ao Congresso depois do anúncio da ETA.

1 Comentários:

Anonymous Sérgio Pillar disse...

E depois ainda dizem que a política do Bush não está dando certo. Os terroristas estão depondo as armas porque sabem que não tem outra saída para eles.

quarta-feira, 22 de março de 2006 12:27:00 BRT  

Postar um comentário

<< Home