sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Link de pesquisa (que está por toda a Internet) é removido do blog (13/01)

Este blog acaba de retirar o link de acesso a dados adicionais da pesquisa Ipsos, revelada pela coluna Painel na edição de hoje da Folha de S.Paulo (ver nota anterior) . Outro site que trouxe informações sobre o tema foi o da revista Primeira Leitura. O Blog do Noblat também abordou o assunto. Outro que tocou no tema foi o Blog do Josias de Souza.

O link levava a uma página com dados obtidos com exclusividade por este blog e foi retirado para atender à seguinte correspondência, enviada pelo instituto por email:

"Prezado Alon,
Meu nome é Alberto Almeida e sou responsável na Ipsos pelo Pulso Brasil. Vi que você publicou hoje em seu blog vários dados de nossa pesquisa. Estou escrevendo apenas para lhe dizer que o Pulso Brasil é uma pesquisa de acesso restrito aos clientes que a assinaram e que, contratualmente, a divulgação de seus dados é proibida. Assim, os dados publicados em seu blog não foram registrados no TSE. O Pulso Brasil será feito mensalmente também em 2006 e nenhum de seus dados serão registrados no TSE, assim como também não serão registradas as informações necessárias para a publicação de dados de pesquisas de opinião. Portanto, para que sejam evitadas conseqüências jurídicas e pecuniárias sobre a Ipsos, pedimos a gentileza de retirar o mais rápido possível de seu blog os nossos dados. Reiteramos a solicitação para que este episódio não se repita em 2006. Estamos inteiramente à disposição para conversarmos a respeito destas e outras pesquisas. Um abraço.

Alberto Carlos Almeida
Ipsos Public Affairs"